TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DO FLUIDO

Seminário: DETERMINAÇÃO DO FLUIDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Seminário  •  1.799 Palavras (8 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 8

DEFINIÇÃO SOBRE FLUIDOS

ATPS ETAPA 1

Passo 1

Os fluidos e a Mecânica que estuda o comportamento de fluidos em repouso e em Movimento. Os Fluidos está presente no nossa vida como o ar que respiramos, a água que bebemos, O sangue, o mar, a atmosfera, são fluidos essenciais à nossa existência.

Os Fluidos não reage a qualquer força que implique variação de forma também podem ser Líquidos onde: não têm forma própria têm volume definido quase incompressíveis, e o gases onde: não têm forma própria têm volume definido mas ao contrário dos líquidos são altamente compressíveis.

DENSIDADE

Densidade Absoluta ou Massa Volumétrica é definido pela seguinte formula

Onde sua unidade (S.I.) de medida se descreve por

Podemos definir também que a densidade relativa é visualizada pela seguinte formula

Para Sólidos e Líquidos:

Para Gases:

A densidade da agua é um fator importante, onde densidade é uma função de pressão e temperatura isto faz com que o sistema de um aquecedor solar funcione que veremos logo a seguir, podemos citar o exemplo da variação de temperatura da agua onde Tabela 1.0:

Tabela 1.0

Portanto verificamos que:

• a 0 ºC e entre 1 atm e 50 atm o aumento da densidade é de apenas 2 por mil.

• a 1 atm o valor máximo para a densidade da água é de 1000 kg m –3 .

• a 1 atm e entre 4 ºC e 100 ºC a diminuição de densidade é de 4,2 % .

Assim, para a água, e para qualquer outro líquido:

• a densidade varia pouco face a alterações de pressão, e

• a densidade é mais influenciável por variações de temperatura do que por variações de pressão. De tal forma que, na gama de pressões considerada e a uma dada temperatura podemos considerar que a densidade é constante.

Vale ressaltar também sobre a estática dos fluidos como o fluido ou gases se comportam estando em repouso, vejamos também o conceito de pressão outro fator crucial para construção de um aquecedor solar vejamos a seguir definindo pressão.

Você já parou pra imaginar porque razão um prego espeta mais facilmente por um dos lados?

Porque razão não devemos utilizar sapatos de salto alto na neve?

A força exercida nas duas situações é a mesma, o que varia é a área sobre a qual essa força é exercida.

À força por unidade de área chamamos Pressão. Onde podemos descrever a formula como:

1. Um fluido exerce, no seu interior, pressão em todas as direções e sentidos.

2. As forças devidas à pressão exercidas sobre superfícies são perpendiculares a estas, qualquer que seja a sua orientação. Figura 1.0

Figura1.0

Num líquido em equilíbrio hidrostático, em vaso aberto, esta força devida à pressão, para a mesma superfície, aumenta com a profundidade.

Sendo que a pressão é representado por a seguinte unidade:

Unidade(S.I.):

A unidade S.I. de Pressão tem o nome de Pascal, em homenagem a Blaise Pascal.

_________________________Nota Sobre Blaise PASCAL (1632 – 1662) ________________________

Em 1663 publica o “Tratado do Equilíbrio dos Fluidos”, trabalho de Hidrostática onde estabelece a lei que tem o seu nome e que levou à construção da prensa hidráulica. Escreveu ainda o “Tratado do peso e da massa do ar”, onde estudou a pressão atmosférica. Foi exemplo de rara precocidade: aos 12 anos escrevia um tratado de Acústica, aos 16 anos o Tratado das Cónicas e aos 19 anos inventou a máquina de calcular (adições e subtrações), conhecida como Pascaline. Deve-se a ele ainda a invenção da seringa e da prensa hidráulica, que funciona segunda a lei que tem o seu nome.

CONSTRUINDO AQUECEDOR SOLAR COM GARRAFA PET

Passo 2

Primeiramente vejamos como seria o funcionamento de aquecedor solar com pouco recursos, utilizando de materiais recicláveis, assim podemos construir aquecedor solar

Figura 2.0

Veja na figura 2.0 como é simples a construção de aquecedor solar estaremos vendo o passo a passo a seguir materiais necessários para a construção deste (aquecedor solar).

Além de utilizar materiais que seriam descartados na natureza, tem baixo custo, é autônomo, utiliza-se de energia limpa (solar) e foi patenteado de forma que não possa ser comercializado.

O sistema utiliza garrafas “pet” de refrigerantes, tubos de pvc e tinta preta onde a tinta retém mais calor. Esse é o material básico para se construir o sistema, que pode ser incrementado ou melhorado com modificações no projeto (como a utilização de canos de cobre, por exemplo), mas a ideia do projeto é possuir o menor custo possível, para viabilizar o cunho social.

Montagem do sistema de aquecimento O coletor de energia solar é montado em placas de 1 metro quadrado aproximadamente. Cada placa tem autonomia para aquecer o equivalente ao consumo de 1 adultos e são montadas através de um processo simples, porém muito cuidadoso. As garrafas são cortadas de acordo com o gabarito fornecido no projeto, de forma que se encaixem perfeitamente umas nas outras, em fileiras de 5 garrafas. Dentro das mesmas, se localizam logo abaixo do cano de PVC de 1/2″ também pintado de preto (para absorver o calor), por onde a água circula.

Funcionamento do aquecedor

Figura 3.0

Veja na figura 3.0 como o sistema funciona, ele é montado de forma que o tanque reservatório de água fique acima do captador de luz, criando o desnível necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com