TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dados e informações

Tese: Dados e informações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Tese  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

Dados e Informações

Vimos anteriormente que os sistemas de informação têm entrada, processamento e saída. (devemos lembrar também que existe a retroalimentação)

O processamento de dados produz informações que serão necessárias para a tomada de decisões.

No Brasil o IBGE – Instituto brasileiro de Geografia e Estatística, realiza o censo para saber os dados populacionais e a evolução deles nos municípios brasileiros. Mas qual a necessidade ou utilidade desses dados?

Os dados coletados pelos pesquisadores nos domicílios e lares, posteriormente, são processados de diversas formas: são armazenados, classificados de diferentes formas, correlacionados, tratados estatisticamente, tabulados, plotados em gráficos, transformados em relatórios e anuários.

Quem faz uso desses Dados? Qual a importância deles?

Para responder a estas perguntas, é necessário que o leitor enxergue ou encontre as possíveis aplicações, por exemplo, de uma empresa que deseja se instalar em um município novo: os decisores ou pessoas que tomam as decisões estratégicas da empresa necessitam de dados do município, como é o caso da presença de mão-de-obra qualificada ou de vias de transporte ou mesmo dados sobre renda e consumidores em potencial.

As prefeituras municipais necessitam fazer o planejamento anual das escolas de primeiro grau da rede municipal: do número de vagas escolares, do número de professores, do número de salas, das despesas operacionais. Elas necessitam saber o número de crianças em idade escolar e o número de vagas oferecidas por outras escolas particulares ou estaduais.

Quando o Ministério da Saúde pretende abrir uma campanha de vacinação, antes de iniciá-la, precisa planejar os custos, o tempo necessário e os recursos (é necessário saber quantos habitantes existem na faixa etária, pó exemplo, para a vacinação de idosos contra a gripe, ou a vacinação de criança até cinco anos contra a paralisia infantil etc.)

Adotando como base os dados fornecidos pelo IBGE para os municípios, é possível realizar diversos planejamentos, os quais têm uma maior possibilidade de dar certo. Esses dados trabalhados ou tratados para fornecerem a informação desejada em cada caso é o que se denomina de informação.

A INFORMAÇÃO É A MATÉRIA PRIMA PARA A TOMADA DE DECISÃO. UNIP – Jundiaí (Ciências Contábeis / Administração) Disciplina: Tecnologias da Informação

Importância dos Dados e Informações

Todos sabemos que nenhum ser humano pode viver isolado como uma ilha. De alguma forma, precisamos nos relacionar com as outras pessoas para obter alimento, segurança, curas para nossos problemas de saúde, emprego, diversão, estudo etc.

Em todas as atividades e relacionamentos há uma coisa em comum: a necessidade de informação.

Essa necessidade aumentou e se tornou crescente desde o homem primitivo das cavernas até o homem atual à medida que as relações humanas e sociais se ampliaram.

Todos os Profissionais necessitam de informações para exercer suas atividades.

Homens de negócios precisam de informações para que suas empresas funcionem, profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com