TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Darleny Ricarte

Pesquisas Acadêmicas: Darleny Ricarte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Integrada da Grande Fortaleza

ANTROPOLOGIA

Darleny Silva Ricarte

Prof. Cícera Silva

Fortaleza – Ceará

2014

ANTROPOLOGIA – COMPLEMENTO PARA A NOTA DA GQ2

1. QUAL A CONTRIBUIÇÃO DE CADA UMA DAS ESCOLAS ANTROPOLÓGICAS (EVOLUCIONISMO, DIFUSIONISMO, FUNCIONALISMO E ESTRUTURALISMO) AO CONHECIMENTO DO HOMEM E DE SUAS CULTURAS?

EVOLUCIONISMO: A teoria da evolução teve um papel decisivo para a antropologia, pois não há conhecimento científico sem uma teoria inicial que lhe sirva de paradigma.

DIFUSIONISMO: Contribuiu com uma nova abordagem, pois não se pode ignorar o papel da difusão cultural no processo de desenvolvimento atual da humanidade.

FUNCIONALISMO: Torna a Antropologia uma “ciência” da alteridade. Estuda as lógicas particulares de cada cultura, rompendo com a visão evolucionista. Sistematiza o método da observação participante.

ESTRUTURALISMO: A inovação teórica e metodológica proposta; Afirma a existência de estruturas elementares comuns a todas as sociedades.

2. EXPLIQUE A INFLUÊNCIA DE FRANZ BOAS, ÉMILE DURKHEIM E MARCEL MAUSS NA ANTROPOLOGIA.

FRANZ BOAS: Diferente dos evolucionistas que dominavam a Antropologia em seu princípio, Boas argumentava que em contraste com o senso comum, raças distintas da caucasiana, "raças como os índios do Peru e da América Central haviam desenvolvido civilizações similares àquelas nas quais as civilizações européias tinham sua origem". Embora seus escritos ainda reflitam certo racismo inerente ao seu tempo, Boas foi pioneiro nas idéias de igualdade racial que resultaram nos estudos de Antropologia Cultural da atualidade. Como orientador de antropólogos notáveis como Margaret Mead, Melville Herkovits, Ruth Benedict e do brasileiro Gilberto Freyre, Boas ficou conhecido posteriormente como pai da Antropologia contemporânea. De todas as suas idéias, a formulação do conceito de etnocentrismo e a necessidade de estudar cada cultura singularmente por seus próprios termos exercem, ainda nos dias de hoje, uma enorme influência nos estudos antropológicos. Em sua obra, Boas se contrapôs aos evolucionistas, que compreendiam as culturas das sociedades não-caucasianas como inferiores. É através de seus estudos que a idéia de uma escala evolutiva das sociedades partindo de agrupamento de homens "selvagens" ou "naturais" e chegando as "sociedades civilizadas" européias vai sendo gradualmente abandonada pelos estudos antropológicos. Também teve a sua Contribuição teórica: Ele apontava que cada cultura é uma unidade integrada, fruto de um desenvolvimento histórico peculiar. Enfatizou a independência dos fenômenos culturais com relação às condições geográficas e aos determinantes biológicos, afirmando que a dinâmica da cultura está na interação entre os indivíduos e sociedade. Dentre suas obras principais, destacam-se: "The Mind of Primitive Man", 1938 (A Mente do Homem Primitivo), e "Race, Language and Culture", 1940 (Raça, Linguagem e Cultura).

ÉMILE DURKHEIM: Afirma explicitamente que não há distinção entre homens e animais a não ser de grau. Apesar de ver o ser humano como um animal entre outros, Durkheim ainda assim lhe confere um lugar elevado em uma hierarquia valorativa. O indivíduo humano é valioso, pensa ele, mas tal valor decorre de características que lhe são emprestadas pela sociedade, não de características inerentes ao indivíduo. Isto equivale a dizer que para Durkheim é a sociedade que é algo valioso. Ela supera os indivíduos. Ela lhes confere aquilo que os torna homens. Sem ela, estes seres não são mais que mamíferos bípedes. Aliás, o correto seria dizer que devido à sociedade os homens chegam a ser mais do que meros mamíferos bípedes. Durkheim valoriza o indivíduo, sua personalidade, sua liberdade, sua maneira de pensar, agir, sentir, porém, vislumbra que é a sociedade que confere ao indivíduo tais características, donde é ela, e não ele, que seria dotada de valor. Estas crenças valorativas a respeito do ser humano também influenciam a obra de Émile Durkheim. Esse autor abraça o holismo metodológico muito em função de que em sua concepção uma explicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com