TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição De Hidraulica

Dissertações: Definição De Hidraulica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

A Hidrologia é uma ciência que atualmente e de forma crescente tem uma grande importância para a sociedade, pois através de seu estudo pode-se controlar e utilizar os recursos hídricos de forma adequada.

A Hidrologia é hoje uma ciência básica cujo conhecimento é imprescindível ao engenheiro, ao agrônomo, ao ecologista, ao geógrafo, ao geofísico e a muitos outros profissionais. A. Meyer define a Hidrologia como: “ciência natural que trata dos fenômenos relativos a água em todos os seus estados, da sua distribuição e ocorrência na atmosfera, na superfície terrestre e no solo, e da relação desses fenômenos com a vida e com as atividades do homem”.

É influenciada pela fisiografia regional: posição relativamente aos oceanos, presença de montanhas que possam influenciar a precipitação, fortes declividades de terrenos possibilitando rápidos escoamentos superficiais, depressões, lagos ou baixadas capazes de retardar ou armazenar o deflúvio, etc..

O papel da água na vida humana torna sua importância facilmente compreensível. O homem está longe de ter o domínio das leis naturais, podendo ser facilmente comprovado pelos efeitos catastróficos das grandes cheias e grandes estiagens. Portanto faz-se necessário e de forma urgente que se aprofundem os conhecimentos nos fenômenos hidrológicos.

A correlação entre o progresso e o grau de utilização dos recursos hidráulicos evidencia também o importante papel da Hidrologia na complementação dos conhecimentos necessários ao seu melhor aproveitamento.

Hidráulica é uma palavra que vem do grego e é a união de hydra = água, e aulos = condução/tubo é, portanto, uma parte da física que se dedica a estudar o comportamento dos fluidos quer em movimento, quer em repouso. É responsável pelo conhecimento das leis que regem o transporte, a conversão de energia, a regulação e o controle do fluido agindo sobre suas variáveis (pressão, vazão, temperatura, viscosidade, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com