TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição De Indexação

Pesquisas Acadêmicas: Definição De Indexação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  213 Palavras (1 Páginas)  •  204 Visualizações

Como atividade integrante do tratamento temático da informação documental, a indexação tem por finalidade extrair termos representativos de documentos com o objetivo de referenciá-los para uma melhor recuperação. Segundo F. W. Lancaster, a indexação de assuntos é normalmente feita visando a atender às necessidades de determinada clientela, ou seja, é preciso que se tome uma decisão não somente quanto ao que é tratado no documento, mas por que ele se reveste de provável interesse para determinado grupo de usuários.1

A indexação surge no contexto da chamada "explosão bibliográfica" após a II Guerra Mundial para o controle bibliográfico em centros de documentação especializados, o conceito surgiu da elaboração de índices, e está hoje vinculada ao conceito de análise de assunto.2

A determinação do assunto do documento ocorre por meio da análise conceitual do documento, realizada pela leitura documental. O bibliotecário é tido como um sujeito leitor3 , enquanto indexador, porque ele faz uma leitura técnica antes de indexar um documento.

Para haver qualidade na produção dessa leitura, é viável que as operações documentárias sejam feitas de maneira objetiva, visando o acesso a todas as fontes de informação de uma biblioteca ou centro de documentação.

Com o objetivo de encontrar facilidade em fazer uma indexação, é necessário que o bibliotecário estabeleça alguns parâmetros para a facilitação do seu trabalho.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com