TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição Do 5s

Pesquisas Acadêmicas: Definição Do 5s. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

DEFINIÇÃO

É um processo estruturado para mobilizar a organização para o uso responsável dos recursos nos aspectos físicos (equipamentos, máquinas e células de trabalho), procedimentos e atitudes. A sigla 5S se refere a cinco sensos: utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina.

O Programa é calcado em uma filosofia profunda de práticas simples, que promove o crescimento contínuo das pessoas, num aperfeiçoamento constante da rotina do trabalho diário e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida.

O 5S constitui a base para a implementação de um sistema de gestão bem estruturado. Em qualquer organização humana, o programa prepara o ambiente para mudanças profundas, por ser de simples compreensão, fácil aplicação e gerar resultados visíveis e imediatos.

Objetivos

O Progama 5S visa a melhoria do ambiente de trabalho, no sentido físico, lógico e mental. Sua base é educativa e prepara as pessoas para a observação crítica da sua realidade e atuação nos desperdícios, na desorganização, sujeira, nos fatores que acarretam doenças e conflitos e em outras anomalias do ambiente.

FORMA DE ATUAÇÃO

Aplicável às áreas de serviço e industriais, serve para desenvolver uma cultura em que os empregados se disciplinem a usar os sensos de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina.

Para cada senso há um conjunto de atividades que são repetidas e auditadas até se tornarem hábitos. Conheça um pouco de cada um dos cinco sensos.

• Senso de Utilização

Este senso nos ensina a separar o que é útil daquilo que não é mais utilizável e que deverá ser reaproveitado em outro local, reciclado ou doado.

• Senso de Ordenação

Este senso nos ensina a ordenar de forma adequada todo o material que é guardado, e utilizado no trabalho, em casa e na mochila do aluno.

• Senso de Limpeza

O senso de limpeza nos ensina a limpar e manter limpos os ambientes em que vivemos: casa, escola, trabalho e áreas públicas. Locais limpos não são aqueles que a gente está sempre limpando, mas aqueles que a gente não suja. Este senso nos ensina também a ter atitudes "transparentes" no relacionamento com as pessoas.

• Senso de Saúde

É promover a higiene do corpo e da mente, praticando sempre os três primeiros “esses”.

• Senso de Autodisciplina

Este senso nos ensina a praticar constantemente os outros sensos: Utilização, Ordenação, Limpeza e Saúde, incorporando-os como hábitos em nossas vidas.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O Programa 5S tem sido a base para assegurar o adequado ambiente para a implementação de diversos outros projetos. Algumas áreas de atuação do Programa de 5S:

CCQ

É pré-requisito e tem estreita interação com todo programa de trabalho em grupo. É exemplo o praticado em algumas organizações com as equipes de melhoria contínua, a maioria denominada Círculos de Controle da Qualidade (CCQ). São pessoas voluntárias que, em pequenos grupos, resolvem problemas para melhorar o seu ambiente de trabalho e que conduzem também a expressivos ganhos de produtividade. Contribuem para o crescimento e a satisfação de todos.

Escolas

Nas escolas de ensinos fundamental e médio, em especial no setor público, o Programa 5S libera espaços, reduz ou elimina desperdícios (energia, água, materiais, tempo) e torna o ambiente mais organizado, participativo, saudável e favorável à ação pedagógica, contribuindo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. É a abertura para o fortalecimento da escola, com maior responsabilidade, respeito, envolvimento e satisfação de seus alunos, professores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com