TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deionização

Relatório de pesquisa: Deionização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 3

Deionização

A deionização normalmente é feita em colunas de troca de íons. Essas colunas contêm resinas que permutam seus íons de hidrogênios (H+) e de hidroxilas (OH-) ligados de forma frouxa, pelos íons mais altamente carregados presentes na água, como o sódio, o cloreto e o cálcio, que se unem com mais firmeza às resinas. O resultado é a água deionizada, que pode ser usada para testes laboratoriais. Um exemplo é um ensaio avaliando o conteúdo de sal em água de pântano, onde uma amostra de água de controle livre de sódio e cloreto é necessária.

Destilação

A destilação é o processo de aquecimento da água em um compartimento até que ela vaporize e a coleta desse vapor em um recipiente secundário refrigerador, como um condensador. Os íons e outros componentes orgânicos presentes na água não vaporizam e, por isso, permanecem no primeiro compartimento. Esse processo não remove apenas os íons, mas também outros contaminantes solúveis. Os ensaios de laboratório mais sensíveis normalmente usam água duplamente destilada. Normalmente isso é descrito como "ddH2O".

A água destilada é aquela que passa pelo processo de destilação (ela é aquecida até a forma de vapor, passa por um tubo condensador, volta a forma líquida - destilada). O objetivo é retirar os sólidos dissolvidos, ou líquidos que ficaram misturados na água. Por exemplo, água + sal (no primeiro frasco) é aquecido, a água evapora, o sal fica no fundo (sal não evapora), o vapor passa pelo condensador, e sai sem o sal.

Água deionizada: é a água que passa pelo processo de deionização (geralmente é uma água muito pura, ou que já foi destilada antes e precisa ficar ainda mais pura) - Passa por um sistema de osmose reversa e troca catiônica, ou seja:

água+(um pouquinho) sal = H20 + NaCl

As membranas ou gel, vão trocar os íons Na por H e Cl por OH, ou seja, tira o Na+1 e coloca H+1, e tira o Cl -1 e coloca OH -1, tornando a água ainda mais pura. Sai o NaCl e entra H2O

Água destilada é a água na sua conformação puríssima, ou seja, ela só possui H2O, normalmente encontramos a água associada a moléculas de sais minerais, a água da chuva é destilada. Não sentimos sensação de saciedade, ao bebermos água destilada, por que os sais que não bebemos com ela, é que saciam a nossa sede, e, além disso, nos faz mal, por que o nosso organismo vai ser mobilizado ao equilíbrio e os sais contidos nele vão ser liberados para o meio, causando em nós uma desidratação.

Água Deioniza é uma água que possui baixos valores de sais contidos nesta, ou seja, nela encontram-se moléculas de H2O e baixas quantidades de íons de sais. Na deionização ou desmineralização a água em contato com resinas especiais, processa uma troca iônica sem gasto de energia. A vida útil desta resina e controlada pôr um condutivimetro indicando sua eficiência. O produto final é uma água desmineralizada da mesmaqualidade e característica da água destilada.

Atualmente formulações parenterais de uso humano são processadas com água desmineralizada, Ex. soros fisiológicos, soluções enterais etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com