TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dentadura Mista

Artigo: Dentadura Mista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.605 Palavras (11 Páginas)  •  6.613 Visualizações

Página 1 de 11

Dentadura Mista

A fase do desenvolvimento da oclusão conhecida como “dentadura mista” caracteriza-se pela presença simultânea de dentes decíduos e permanentes nos arcos dentários, numa transição para a dentadura permanente, que perdura dos 6 anos 12 aos de idade, em média. Ao contrário das dentaduras decídua e permanente, de certa forma estáveis, a dentadura mista constitui um estágio de caráter dinâmico, trazendo consigo a noção de brevidade, de transitoriedade. Aliás, as considerações descritas não oferecem grande novidade e nem pretendem inovar, visto que têm sido amplamente discutidas. Todavia, toma-se o cuidado de abordá-las sob uma ótica sobretudo clínica, tomando como ponto de partida o ortodontista holandês Van Der Linden146 (1986) cuja filosofia mostra a intimidade de dentadura mista e responde às expectativas do clínico no tocante à oportunidade de mecanoterapia. Sua classificação da dentadura mista baseia-se exclusivamente no aspecto clínico da irrupção dentária, encerrando 3 estágios: primeiro período transitório, período intertransitório e segundo período transitório (quadro sinóptico).

Com efeito, a grande vantagem dessa classificação é que ela por si já representa um referencial biológico, a idade dentária, usada na maioria das más oclusões como um referencial para época de tratamento

QUADRO SINÓPTICO:

Classificação da dentadura mista em consonância com a época de irrupção dos dentes permanentes (segundo Van der Linder59, 1986)

1º período transitório: Irrupção dos primeiros molares permanentes Esfoliação dos incisivos decíduos

Irrupção dos incisivos permanentes

Período intertransitório: Primeiros molares permanentes

Incisivos permanentes

Caninos e molares decíduos

2º período transitório: Esfoliação dos caninos e molares decíduos

Irrupção dos caninos, pré-molares e segundos molares permanentes

Primeiro Período Transitório

Representando o período inicial da dentadura mista, o primeiro período transitório caracteriza-se pela irrupção dos primeiros molares permanentes, esfoliação dos incisivos decíduos e irrupção dos incisivos permanentes. É um período importante para a criança, do ponto de vista psicológico, uma vez que a chegada dos dentes permanentes, em especial os incisivos, faz com que a infância fique para trás.

Os primeiros molares permanentes não tem predecessores, irrompendo no final do arco dentário decíduo. Com o deslocamento posterior do ramo ascendente e com o alongamento distal da tuberosidade maxilar, mecanismos de crescimento ósseo basal, o espaço para a irrupção desses molares foi conquistado ao longo da dentadura decídua. Esses dentes irrompem por distal dos segundos molares decíduos, os quais servem de guia para a irrupção daqueles (Figs. 38, 39, 40). Em decorrência disto, é consenso unânime entre os odontólogos que a integridade dos segundos molares decíduos adquire importância suprema no comprimento dos arcos dentários, principalmente no primeiro período transitório da dentadura mista.

Figs. 38, 39, 40 – Os primeiros molares permanentes, em seu processo ativo de irrupção, toma como guia de deslocamento a superfície distal dos segundos molares decíduos.

A cronologia de irrupção não constitui fator de relevância neste período. A ordem de irrupção entre os primeiros molares e incisivos centrais permanentes não acarreta implicações de significado clínico. O que mais importa neste período é a emergência dos dentes na cavidade bucal.

Mesmo depois de alcançado o plano oclusal, a relação sagital entre os primeiros molares permanentes pode não ser definitiva. Nem sempre neste estágio ela é representativa da real relação sagital entre os arcos dentários e entre as bases apicais. Neste período os molares podem apresentar-se numa relação definitiva de classe I ou podem mostrar-se numa relação de topo a topo. Portanto, a chave oclusal decisiva para a determinação da real relação sagital entre os arcos dentário continua sendo a relação de caninos. Não damos importância para a relação de molares isolada sem a confrontação com a relação dos caninos pois, com freqüência, ela ainda vai sofrer ajustes sagitais no segundo período transitório, com a ocupação do Leeway Space (espaço disponível de Nance).

Um aspecto que polariza as atenções do ortodontista e, principalmente, do odontopediatra neste primeiro período transitório da dentadura mista diz respeito ao alinhamento dos incisivos permanentes em irrupção (Figs. 41 e 44). Sabemos que a somatória do diâmetro mediodistal dos incisivos permanentes é maior do que a dos seus correspondentes decíduos, motivo pelo qual cerca de 50% (Silva Filho et al.124, 1990) das crianças no estágio de dentadura mista exibem uma irregularidade na região anterior que é conhecida como apinhamento primário. Fica padronizada a partir de agora a nomenclatura “apinhamento primário” para definir toda e qualquer irregularidade dos incisivos surgida durante o seu processo de irrupção.

Por outro lado, uma série de fenômenos compensatórios diluem essa citada discrepância entre o tamanho dos dentes decíduos e permanentes. Além da presença de diastemas na dentadura decídua e a maior vestibularização dos incisivos permanentes em relação aos decíduos, contamos ainda com o aumento na largura intercaninos, uma importante mudança na morfologia do arco dentário que ocorre exatamente no primeiro período transitório, mais especificamente com a irrupção dos incisivos permanentes. Tudo indica que o aumento transversal do arco dentário na região de caninos está condicionado à presença física dos incisivos permanentes.

Figs. 41 a 44 – Apinhamento primário temporário: diagnosticado como aquela irregularidade momentânea dos incisivos permanentes, durante o primeiro período transitório da dentadura mista. A condição de transitoriedade é determinada pela irrupção dos incisivos na linha do rebordo alveolar. A rotação dos incisivos corrige-se espontaneamente ao longo do seu processo de irrupção ativa e passiva.

O aumento da distância intercaninos na passagem da dentadura decídua para a permanente representa um comportamento unanimemente aceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com