TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamentalização

Seminário: Departamentalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Seminário  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

A Departamentalização tem suas origens na Teoria Clássica, que era uma corrente filosófica administrativa iniciada por Henri Fayol. que pregava a ênfase na estruta organizacional como forma de aumentar a eficiência e aprimorar as relações entre cada segmento de uma empresa.

A Departamentalização nada mais é, do que um processo de divisão da estrutura organizacional em departamentos, onde o departamento representa um segmento de organização, do qual uma atividade distinta foi identificada, como por exemplo o Departamento de Contabilidade, o Departamento de Vendas, a Área de Produção, entre outros.

Para os autores clássicos, a especialização na organização pode dar-se em dois sentidos: vertical e horizontal. A especialização vertical, consiste em uma divisão do trabalho em termos de autoridade e responsabilidade. Já a especialização horizontal, consiste em termos de diferenciação entre os diversos tipos de tarefas executadas pelos órgãos. Essas duas especializações se completam, e dificilmente andam separadas.

A Departamentalização é diretamente relacionada com o tamanho da organização e com a complexidade das operações. Quando a organização se torna grande, todas as atividades não podem ser supervisionadas diretamente pelo proprietário ou diretor, mas por meio de vários executivos responsáveis pelas diferentes fases da atividade ou pelos diferentes aspectos dessa atividade.

Podemos destacar os principais tipos de departamentalização: por funções (agrupamento de atividades e tarefasde acordo com as principais funções desenvolvidas na empresa), por produtos ou serviços (organizando-se em unidades independentes responsáveis por um grande produto ou uma linha de produtos), por localização geográfica (agrupamento de atividades ou tarefas de acordo com a localização geográfica), por clientes (situação em que as unidades organizacionais são projetadas em torno de grupos de clientes e suas respectivas necessidades), por processos (onde pessoas e recursos são alocadas de acordo com o fluxo de trabalho), por projetos (quando as atividades de uma empresa são voltadas integralmente para projetos específicos), entre outros.

Os objetivos da Departamentalização visam fortalecer o desempenho funcional, que deverá ocorrer por procedimentos apropriados, tais como: agregação (colocar os especialistas numa mesma unidade de trabalho a fim de possibilitar a troca de experiências), controle (as atividades devem ser agrupadas de forma que possam ser facilmente supervisionadas, possibilitando exercer um controle eficaz e eficiente), coordenação (a fim de se obter uma unidade de ação que será conseguida caso forem agrupadas atividades correlatas e de objetivos comuns em uma mesma unidade organizacional), enquadramento (s atividades devem ser agrupadas em unidades, de acordo com suas características, o que evitará possíveis conflitos internos), processos (destacar para um primeiro plano as atividades mais relevantes que estão inseridas em um mesmo processo, buscando agrupá-las dentro de unidades cujos objetivos sejam comuns e que atendam a clientes determinados).

Como toda teoria, a Departamentalização apresenta vantagens e desvantagens. Esta teoria oferece a oportunidade da Especialização do Trabalho, o que impacta na Economia de Escala, que representa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com