TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamentalização

Ensaio: Departamentalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  Ensaio  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 1)

Apesar da “Artigos para festas em Geral JJ Ltda.” estar em seu primeiro ano de atividade, seus proprietários entendem que uma empresa com controles adequados contribuirá com o seu crescimento e assim, após consulta com a Sra. Luzia dos Santos, Contadora, pretendem implantar a “Departamentalização”. Você deverá colocar-se no papel da Sra. Luzia e informar aos proprietários da “ JJ” qual a função da “Departamentalização” numa empresa e quais os possíveis departamentos necessários para a atividade empresarial desta empresa.

Resposta:

A “Departamentalização” é uma forma de divisão de atividades e tarefas de uma empresa objetivando maior eficiência e qualidade no trabalho desenvolvido.

Possíveis departamentos necessários para a atividade da “JJ”:

Departamentos Atividades

Administração * Assegura o bom andamento das atividades.

* Coordena todas as atividades da empresa.

Comercial * Atendimento ao cliente.

* Oferta de produtos e serviços/vendas.

Financeiro * Registro de contas a pagar/receber.

* Quitação de pagamentos de clientes/fornecedores/impostos.

Industrial * Controle de produção/estoque/matéria-prima.

* Controle de uso de máquinas e equipamentos.

QUESTÃO 2)

A Sra. Luzia dos Santos eximia Contadora, elaborara uma proposta de trabalho para “Artigos para festas em geral JJ Ltda.”, na qual entende que a aplicação do Custo Padrão em muito contribuirá com a gestão desta empresa. Mas, o que significa Custo Padrão? Perguntam os proprietários da “JJ”. Você deverá colocar-se no papel da Sra. Luzia e elaborar uma explicação sobre o assunto, envolvendo a implantação e os respectivos controles necessários.

Resposta:

Custo Padrão é o orçamento previsto para a confecção de um determinado produto. Não é uma medida de controle, funciona como um cálculo planejado dos custos de produção. Sua eficácia é baseada na comparação com o Custo Real, pois identifica os pontos divergentes entre eles (Custo Padrão e Custo Real) mostrando as variações com o propósito de corrigi-las.

O Custo Padrão deve ser ajustado periodicamente, sempre que houver mudança nos custos dos produtos e é indispensável que seja ajustado ao Custo Real na data do Balanço Patrimonial.

QUESTÃO 3)

Você deverá colocar-se novamente no papel da Sra. Luzia dos Santos, respeitada Contadora, e analisar a possibilidade da “Artigos para festas em geral JJ Ltda.” Implantar o “Custeio Baseado em Atividades”, apontando as vantagens e desvantagens deste método, porém, utilizando os departamentos escolhidos por você na Questão 1.

Resposta:

É possível implantar o Custeio ABC na “JJ”, pois possibilitará aos proprietários conhecerem melhor os resultados obtidos pelas atividades e assim, explorar estratégias para que a empresa se consolide

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com