TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dermaptera

Projeto de pesquisa: Dermaptera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.504 Palavras (15 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 15

DERMAPTERA

RESUMO

Os dermápteros são uma ordem de insetos pterigotos, com cerca de 1800 espécies descritas em todo o mundo. São conhecidos popularmente como tesourinhas ou forfículas. Apesar da distribuição cosmopolita, a maior diversidade da ordem é alcançada nas regiões tropicais e subtropicais. O nome Dermaptera vem do grego: derma – pele, ptera - asas, e se refere às asas anteriores que são coriáceas (espessas) e protegem as asas posteriores, que são membranosas (delgadas). Várias espécies de insetos são reconhecidas como agentes de controle biológico de pragas. Didaticamente, tais agentes são agrupados em parasitóides e predadores. Como praga, os dermápteros não possuem importância econômica significante. Entretanto, em grande densidade populacional, espécies como a Forficulita auricularia podem invadir casas e causar prejuízos nas culturas de vegetais ao alimentarem-se dos botões florais, dos frutos e das folhas. Os agentes de controle biológico podem pertencer às famílias Forficulidae, Labiidae, Labiduridae e Pygidigranidae, pois nelas há espécies predadoras.

PALAVRAS-CHAVE: Dermaptera. Tesourinha. Controle.

LISTA DE FIGURAS

Páginas

Figura 1. Tesourinha. 2

Figura 2. Subordens. 3

Figura 3. Variações de tamanhos de dorso. 4

Figura 4. Aspectos biológicos e comportamentais. 6

Figura 5. Fases biológicas de Doru luteipes (tesourinha predadora de ovos, larvas e pulgões) acima, casal adulto e ovos e, abaixo, ninfa (direita) e fêmea e ninfa.

10

Figura 6. Fases biológicas da tesourinha Euborellia anulipes: acima, ovos e ninfa jovem e, abaixo, adulto e ninfas.

12

SUMÁRIO

Páginas

1 INTRODUÇÃO 1

1.1 Ciclo de vida 1

1.2 Alimentação 2

2 DESENVOLVIMENTO 2

2.1 A orden Dermaptera 2

2.2 Classificação e diagnose 4

2.3 Aspectos biológicos comportamentais 6

2.4 Controle biológico 8

2.4.1 Uso de parasitóides e predadores no controle biológico 8

2.4.2 Vantagens e desvantagens do controle biológico 9

2.4.2.1 Vantagens 9

2.4.2.2 Desvantagens 9

2.4.3 Tesourinhas no controle biológico 9

2.5 Exemplos de tesourinhas 10

2.5.1 Doru luteipes (Dermaptera: Forficulidae) 10

2.5.2 Euborelia annulipes (Dermaptera: Labiduridae) 11

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1 INTRODUÇÃO

Os dermápteros (Dermaptera) são uma ordem de insetos pterigotos, com cerca de 1800 espécies descritas em todo o mundo. São conhecidos popularmente como tesourinhas ou forfículas. Apesar da distribuição cosmopolita, a maior diversidade da ordem é alcançada nas regiões tropicais e subtropicais. O nome Dermaptera vem do grego: derma – pele, ptera - asas, e se refere às asas anteriores que são coriáceas (espessas) e protegem as asas posteriores, que são membranosas (delgadas).

Tesourinhas, também conhecidas como tesoura, bicha-cadela, rapelho e earwigs (nome comum em inglês), são insetos facilmente reconhecidos por apresentarem seis pernas e estruturas rígidas na extremidade posterior do corpo que se assemelham a pinças. Estas são utilizadas na busca de alimento (predação), na limpeza do corpo, na corte (reprodução), na acomodação física de outras estruturas (dobrar asas posteriores sob as anteriores) e na defesa. Essas pinças variam no tamanho e na forma, sendo geralmente maiores nos machos, com os ramos mais longos, recurvados e fortemente denteados, enquanto nas fêmeas os ramos são mais curtos, paralelos ou retos, e inertes. As pinças dos machos de algumas espécies podem-se mostrar bastantes variáveis no tamanho e na forma, o que constitui um polimorfismo sexual (diferenças físicas encontradas numa mesma espécie entre indivíduos de sexos diferentes) (PORTAL DEDETIZAÇÃO, 2009).

Assim o presente estudo tem como objetivo principal conhecer a importância agrícola e a classificação taxonômica de insetos pertencentes à Ordem Dermaptera.

1.1 Ciclo de vida

O ciclo de vida varia conforme a espécie e as condições nas quais estão inseridas. A Doru luteipes, por exemplo, possui um ciclo médio de 210 dias, com 7,5 dias de incubação e 34 dias de período ninfal. Quando ninfa, o indivíduo passa por quatro ínstares para se tornar adulto, isto é, para estar sexualmente apto à reprodução. O desenvolvimento dos Dermaptera se processa por paurometabolia (processo no qual a forma jovem, denominada de ninfa, assemelha-se a forma adulta, mas apresenta o aparelho reprodutor imaturo) (PORTAL DEDETIZAÇÃO, 2009).

1.2 Alimentação

O hábito alimentar dos dermápteros é muito variado, contudo a maioria é considerada detritívora onívora, isto é, alimenta-se de detritos vegetais e animais do ambiente no qual está inserida. As tesourinhas também podem alimentar-se de grãos de pólen

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com