TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desasa

Trabalho Universitário: Desasa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  2.540 Visualizações

Página 1 de 4

A psicofísica é a teoria exata das relações funcionalmente dependentes do corpo e da alma ou,mais genericamente,do material e do mental,do universos físico e psicológico.Consideramos como mental,dos universos físico e psicológico.Consideramos mental,psicológico ou pertencente a alma,tudo o que possa ser captado pela observação introspectiva ou que desse modo sirva de base para abstração,enquanto corporal,corpóreo ,físico e material tudo o que possa ser observado de fora ou que sirvam de base para abstração.

b)Qual a diferença entre psicofísica externa e interna?Em qual delas Fechner teve de se concentrar?Por que?

A psicofísica pode ser dividida em uma parte externa e uma interna,dependendo do foco da analise ,se baseada na relação do físico com aspectos externos do corpo,ou se nas funções internas,com as quais o psíquico esta intimamente relacionado.A verdadeira prova básica empírica para toda a psicofísica pode ser vista somente na esfera da psicofísica externa,visto ser ela a única parte disponível para uma experiência imediata.

3- Porque Wundt é considerado o fundador da nova psicologia e não Fechner?

Wilhelm Wundt foi o fundador da psicologia como disciplina acadêmica formal.Instalou o primeiro laboratório,lançou a primeira revista especializada e deu inicio a psicologia experimental como ciência.Wundt mediu a mente e Fechner já havia feito isso antes,mas quem usou o experimento como base para uma nova ciência foi Wundt criando uma escola de pensamento.

4- Quais são os elementos da consciência?Qual o papel desses elementos na vida mental?

Na sua perspectiva ,a consciência incluía varias partes diferentes e podia ser estudada pelo método da analise ou da redução.Ele declarou: A primeira etapa da investigação de um fato deve ser uma descrição dos elementos individuais dos quais consiste.Wundt não aceitava a idéia de os elementos individuais da consciência serem estáticos(assim denominadas átomos da mente) e se conectarem de forma passiva mediante algum processo mecânico de associação .Ao contrario ele acreditava no papel ativo da consciência em organizar o próprio conteúdo.

Wundt concentrou-se no estudo da capacidade própria de organização da mente,dando o nome de voluntarismo,experiência mediata e imediata,a experiência mediata oferece informações sobre qualquer coisa,exceto sobre os elementos dessa experiência a experiência imediata é equilibrada pela interpretação.

5- Descreva a metodologia e as regras de introspecção adotadas por Wundt.Ele defendia a introspecção qualitativa ou quantitativa? Por quê?

Wundt descrevia a sua psicologia como a ciência da experiência consciente.Assim,o método da psicologia cientifica deve abranger as observações da experiência é capaz de observá-la. Wundt estabeleceu que o método de observação devia necessariamente utilizar-se da introspecção,ou seja do auto exame do estado mental.Ele se referia a esse método como percepção interna.

A introspecção ,ou percepção interna,praticada no laboratório de wundt ,na university of Leipzig, obedeceu a regras e condições estabelecidas por ele,os observadores devem ser capazes de determinar quando o processo será introduzido,os observadores devem estar em estado de prontidão e alerta,deve haver condições adequadas para se repetir varias vezes a observação,deve haver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com