TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação Da Massa Especifica

Trabalho Escolar: Determinação Da Massa Especifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 2

A massa específica é a razão entre massa do corpo e seu volume, que no SI é expressa em Kg/m3, mas também se usa g/cm3. A massa específica é também conhecida por “densidade absoluta”.

O termo “densidade relativa” é a razão entre duas massas específicas ou densidades absolutas, onde no denominador coloca-se uma massa específica tida como padrão ou referência. O padrão mais utilizado é a água em uma temperatura fixada para as necessidades (temperatura ambiente).

O densímetro de vidro é outro aparelho muito difundido em laboratório para determinações tanto da densidade como da massa específica de líquidos só que a principal diferença está na escala existente no próprio aparelho que simplifica mais a determinação, mas o picnômetro é tido como um aparelho de maior precisão.

O objetivo do experimento no laboratório é determinar a massa específica e densidade de combustíveis, Gasolina Premium, Álcool etílico hidratado combustível (AEHC), óleo diesel e álcool comercial, bem como determinar também o teor de etanol nas amostras de álcool etílico hidratado combustível e álcool comercial pelos métodos de picnometria e densímetros de vidro.

A densidade de um corpo poderá ser determinada pela quantidade de massa que o corpo possui dividido pelo volume que esta massa ocupa. A densidade pode ser determinada pela expressão matemática:

Exemplo: Uma caixa com algodão cuja massa é de 200g, ocupa o volume de 2000 cm³. Sua densidade será:

Note que se a unidade de massa é indicada em g (gramas) e o volume em cm³ (centímetros cúbicos), a densidade será indicada como g/cm³ (gramas por centímetros cúbicos).

Neste respectivo experimento, tem-se por finalidade descobrir a massa específica ( ) da mistura, determinar a percentagem de álcool e água na mistura e verificar se o álcool está dentro das normas de qualidade.

Para que se possa realizar o experimento é necessário que se tenha béquer, álcool comum e uma balança. Seguindo o roteiro, primeiro deve-se pesar o béquer vazio e tarar a balança, após isso coloque uma quantidade de álcool e pese novamente, descobrindo então um peso e então a massa especifica, podendo então posteriormente achar a sua densidade e a porcentagem de álcool.

Para se calcular todo o experimento, é necessário usar as seguintes formulas:

ρ=m/v

dabs=m/v

drel=ρ/ρH2O

mmist=mh2o+malc

Vmist=Vh2o+Valc

Após realizar todas essas etapas chegamos à conclusão de que a mistura esta ou não dentro da norma estabelecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com