TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagrama Conceitual De Risco

Casos: Diagrama Conceitual De Risco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 2

vPrograma de Pós-graduação - WPós

Curso: Engenharia de Segurança do Trabalho

Turma: out2012

Disciplina: Gerência de Risco

Professor-tutor: Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira

Atividade: Unidade 2 – Atividade 1

Em qual cidade voce gostaria de morar?Se voce respondeu A, estará dentro da grande maioria, que acha “normal“morrerem 1.000 pessoas por ano em acidentes de transito, mas não admitem. Na cidade B, um acidente unicopode gerar 10.000 mortes, mesmoque sua probabilidade seja baixa.

Certamente que sim. O Risco se apresenta como o maior impeditivo do progresso e crescimento das empresas. Uma vez transformado em acidente todo o processo se deteriora. Nas organizações o Risco se apresenta de várias formas. Uma máquina mal instalada, sem proteção, ruidosa, deficiente em sua manutenção, falta de cuidado com o tratamento de resíduos ou qualquer outra ameaça são elementos nocivos à eficiência das empresas. O prejuízo será maior se o acidente atingir a integridade do colaborador. Quando isto ocorre todo o processo fica prejudicado. O colaborador certamente deve ser encarado como o maior patrimônio. Todo o investimento realizado em treinamento deve ser valorizado e protegido, passando a ser o componente mais importante da cadeia produtiva. Ambiente de trabalho, máquinas, equipamentos, procedimentos administrativos e processos produtivos são ingredientes importantes, mas devem estar focados na proteção e garantia da saúde do trabalhador preservando a produtividade através da permanência do colaborador na atividade.

Caro professor Paulo Rogério, veja que interessante: Enquanto estou digitando minhas opiniões sobre o assunto proposto (20hs do dia 02.07), um rádio que me acompanha sempre sintonizado na Rádio Gaúcha de Porto Alegre, casualmente me traz uma notícia. Pois acabei de ouvir que a empresa gaúcha responsável pelo maior desastre ambiental do sul do país, UTRESA de Estância Velha, RS, se tornou um símbolo de sustentabilidade na questão ambiental. Seu crime foi armazenar dejetos oriundos das empresas localizadas na região do Vale do Sinos de forma incorreta, exposta, facilitando a contaminação do manancial freático e arroios que deságuam no Rio do Sinos. Resultado: em 2006 um milhão de peixes (80ton) morreram, moradores da região se intoxicaram, empresas que captavam água destes pontos tiveram que interromper o processo produtivo e muitos trabalhadores tiveram sua saúde abalada graças à contaminação dos mananciais. Pois agora, depois de uma pesada multa por crime ambiental, que deverá ser paga ao longo de 10 anos, indenização de todas as pessoas contaminadas e alguns anos de prisão para os donos e o EST, que também era o RT do lixão (como era chamada a empresa), a UTRESA apresenta uma planta toda voltada à proteção do meio ambiente (ar e água) se tornando referência. Ora: quantas vidas ficaram prejudicadas e alteradas por desleixo ou falta de conscientização dos responsáveis por prever, planejar, aplicar e monitorar as etapas que compunham seu objetivo social? Parece-me que as organizações necessitam ser sacudidas por um acidente para se colocarem no rumo certo. Antes de um sinistro não valorizam o meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com