TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicico

Seminário: Dicico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Seminário  •  5.835 Palavras (24 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 24

Dicico procura fusões com redes menores fora de São Paulo

Varejista quer seguir o modelo adotado pelas redes de eletrônicos Insinuante e Ricardo Eletro, que criaram a Máquina de Vendas

Por Claudia Facchini - IG

Para se manter competitiva em relação aos grandes varejistas de material de construção, como a C&C, do empresário Aloysio Faria, e as cadeias francesas Leroy Merlin e Saint Gobain, dona da Telhanorte no Brasil, a Dicico tem como estratégia levar adiante um plano de fusões com concorrentes menores, fora do Estado de São Paulo.

“Estamos em conversações com algumas redes”, diz Dimitrios Markakis, controlador da varejista, sem revelar nomes dos possíveis candidatos. O empresário, porém, não prevê fechar um acordo ainda neste ano.

O modelo da Dicico assemelha-se ao adotado pela Máquina de Vendas, empresa resultante da fusão das varejistas de eletroeletrônicos e móveis Insinuante, da Bahia, e Ricardo Eletro, de Minas Gerais. A nova holding já agregou, recentemente, mais uma varejista, a City Lar, de Mato Grosso. Markakis acredita haver espaço para realizar acordos semelhantes no varejo de material de construção, que ainda é muito pulverizado no País.

A tendência de consolidação nesse segmento, porém, também chamou a atenção dos fundos de private equity, que compram participações em empresas menores com o objetivo de criar grandes companhias, para vendê-las, no futuro, às varejistas líderes. O fundo americano Advent, por exemplo, comprou a rede de material de construção Quero Quero, no Rio Grande do Sul, há cerca de dois anos.

Segundo o iG apurou, a própria Dicico já teria sido sondada por fundos de investimentos. “O meu interesse é continuar sendo o operador dos negócios”, respondeu Markakis. O empresário afirma não ter interesse em vender a Dicico para um fundo de investimento, que iria ficar à frente das operações.

Expansão

A crise em 2009 obrigou a Dicico a ser mais conservadora em seu plano de investimentos. A varejista havia se programado para abrir o capital e contratou a Ernst & Young para auditar os seus balanços financeiros.

Mas a possibilidade de captar de recursos no mercado de capitais foi deixada de lado no ano passado e os planos de expansão foram revistos. Antes, a meta da varejista era chegar a 57 lojas e a um faturamento de R$ 1 bilhão ainda em 2010. Neste ano, a Dicico prevê vender R$ 880 milhões e alcançar a marca de 50 unidades até dezembro.

O maior estoque de materiais para construção do Brasil

O nosso Centro de Distribuição funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana abriga um estoque gigantesco com milhares de produtos, técnicas de separação de produtos desenvolvidas especialmente para o varejo de material para construção, equipe treinada, incluindo entregadores e motoristas, bem como uma frota de 300 caminhões, vans e carros garantem que todas as entregas cheguem à casa do Cliente na data combinada, seja na capital paulista, no interior, no litoral e até mesmo em outros estados do país. Para que o Cliente tenha segurança disso, a Dicico registrou em cartório o “Compromisso da Pontualidade na Entrega”. Caso a entrega não ocorra na data, a Dicico devolve o valor do frete. Caso o Cliente opte por receber tudo em sua casa, seja uma torneira ou dezenas de sacos de cimento, a Dicico entrega tudo direto em sua casa, proporcionando mais conforto ao Cliente, que não precisa carregar os produtos em seu carro.

Centro de Distribuição – É o maior estoque de pisos, azulejos e revestimentos do Brasil. São 3 milhões de metros quadrados.

E os números não param por aí: são mais de 100 mil peças de louças, 50 mil peças de esquadrias e milhares de produtos armazenados em 40.000 m2 de área de armazenagem em um terreno de 200.000 m2 que possibilita futuras ampliações.

Vantagens: O abastecimento das lojas é agilizado, principalmente com o sistema de estoque centralizado. Grande parte do estoque da Dicico está centralizado no Centro de Distribuição, que faz a entregas diretamente nas lojas ou na casa do Cliente. Economia substancial de tempo e dinheiro para o Cliente, para a Dicico e para o fabricante.Diminuição do custo de frete e entrega mais rápida das mercadorias nas lojas. Muita tranqüilidade para o Cliente, que é o principal beneficiado, recebendo seus produtos na data combinada.

PROJETO INTEGRADOR I:

DICICO SANTOS

Projeto de Pesquisa apresentado à

Universidade de Santo Amaro- UNISA

como requisito de avaliação para o curso

de Gestão de Recursos Humanos, sob

a orientação da Professora

Marcileide Muniz Cavalcante

São Vicente

2011

RESUMO

A Dicico é uma rede de lojas especializada em materiais de construção.

Conta com colaboradores treinados e aptos ao trabalho em todos os setores, as relações pessoais são extremamente valorizadas.

Uma das metas da Dicico é estar entre as melhores empresas para se trabalhar. Por isso, ela tem investido cada vez mais na formação de equipe técnica e dos líderes por meio de programas de treinamento.

Focamos no desenvolvimento dos colaboradores, no plano de carreira e a retenção de talentos, de modo que venhamos a minimizar os índices de trocas constantes de funcionários na empresa.

Contudo, este projeto tem objetivo de apresentar os mecanismos que a Dicico utiliza para treinar, desenvolver e melhorar as relações humanas entre seus funcionários.

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO

2- HISTÓRIA DA EMPRESA

3- METODOLOGIA DA PESQUISA

4- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

4.1- VALORES E CONDUTA ÉTICA

4.2- MODELO ORGANIZACIONAL

4.2.1- ESTRUTRA FINANCEIRA

4.2.2- ESTRUTURA LOGISTICA

4.2.3- ESTRUTURA DE MARKETING

4.2.4- POLÍTICA DE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com