TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicionario De Estatistica

Pesquisas Acadêmicas: Dicionario De Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

Dicionário Estatístico

Dicionário

Nesta página encontras um dicionário sobre estatística onde podes encontrar definições para termos que não conheças muito bem e que façam parte do vocabulário utilizado neste site e mesmo da sala de aula. Podes, ainda, encontrar algumas expressões/fórmulas no Formulário. Para isso, basta seleccionares a palavra Fórmula que surge nas definições dos termos ou conceitos estatísticos que podem ser representados por essas fórmulas.

Para facilitar a consulta do dicionário podes utilizar o abecedário que se segue, escolhendo a letra correspondente à letra inicial da palavra a pesquisar.

Amostra - é um subconjunto finito da população que se supõe representativo desta.

Amostra Amodal - é uma amostra que não tem moda.

Amostra Bimodal - é uma amostra que tem duas modas.

Amostra Imparcial - é uma amostra em que todos os elementos tiveram uma igual oportunidade de fazer parte da mesma.

Amostra Multimodal - é uma amostra que tem mais do que duas modas.

Amostra Representativa - é aquela que deve conter em proporção todas as características qualitativas e quantitativas da população.

Amostragem Aleatória Simples - é aquela em que qualquer elemento da população tem a mesma probabilidade de ser escolhido.

Amostragem Estratificada - é aquela em que a população está dividida em estratos ou grupos diferenciados.

Amostragem Sistemática - é aquela em que os elementos são escolhidos a partir de uma regra previamente estabelecida.

Amplitude de um Conjunto de Dados - é a diferença entre o maior valor e o menor valor desse conjunto. Se os dados estiverem agrupados em classes, a amplitude é a diferença entre o limite superior da última classe e o limite inferior da primeira. [Fórmula]

Atributos Qualitativos - são atributos que estão relacionados com uma qualidade e apresentam-se com várias modalidades.

Atributos Quantitativos - são atributos aos quais é possível atribuir uma medida e apresentam-se com diferentes intensidades ou valores.

Censo - é um estudo estatístico que resulta da observação de todos os indivíduos da população relativamente a diferentes atributos pré-definidos.

Classe Mediana ( ) - é a classe, para dados classificados, que contem a Mediana (neste caso considera-se como Mediana o valor da variável estatística que corresponde a n/2, quer n seja par, quer n seja ímpar).

Classe Modal - é a classe, para dados classificados, que aparece com maior frequência.

Coeficiente de Correlação Linear ( r )- medida estatística que permite calcular o valor numérico correspondente ao grau de dependência entre duas variáveis, o qual varia entre -1 e 1.

Correlação - é a relação ou dependência entre as duas variáveis de uma distribuição bidimensional.

Correlação Fraca ou Nula - quando o Diagrama de Dispersão não permite o ajustamento de nenhuma recta, o que significa que rDiz-se, então, que não existe nenhuma relação entre as variáveis da Distribuição Bidimensional.

Correlação Negativa Forte - quando a recta de regressão, obtida a partir do Diagrama de Dispersão, tem declive negativo. A correlação é negativa quando r varia entre -1 e 0 e será tanto mais forte quantorse aproxima de -1.

Correlação Negativa Perfeita ou Linear - quando a recta de regressão, obtida a partir do Diagrama de Dispersão, tem declive negativo com r

Correlação Positiva Forte - quando a recta de regressão, obtida a partir do Diagrama de Dispersão, tem declive positivo. A correlação é positiva quando r varia entre 0 e 1 e será tanto mais forte quantor se aproxima de 1.

Correlação Positiva Perfeita ou Linear - quando a recta de regressão, obtida a partir do Diagrama de Dispersão, tem declive positivo com r

Dados Classificados - são valores que uma dada variável pode tomar dentro de certo intervalo. Estes dados são classificados ou agrupados em classes.

Dado Estatístico - é o resultado da observação de um atributo/variável qualitativa ou quantitativa.

Dados Simples - vão valores associados a uma dada variável e cuja representação é feita através de uma tabela.

Definição do Problema - é a primeira fase do estudo estatístico e consiste na definição e formulação correcta do problema a ser estudado.

Desvio Médio ( d )- é a média aritmética do valor absoluto da diferença entre cada valor e a média, no caso dos dados não classificados. No caso dos dados classificados, tem que se entrar em conta com a frequência absoluta de cada observação.[Fórmula]

Desvio Padrão ( )- é a raiz quadrada positiva da variância. [Fórmula]

Diagrama de Dispersão - é a representação num referencial ortonormado de um conjunto de pares ordenados de valores (x , y), onde cada par ordenado corresponde a uma observação.

Distribuição Bidimensional - é a representação de uma variável bidimensional (xi , xj), com 1  i  n e xi e xj duas variáveis unidimensionais.

Diagrama de Caule-e-Folhas - o mesmo que Separador de Frequências.

Diagrama de Extremos e Quartis - é um diagrama que representa os valores extremos e os quartis de uma variável estatística.

Distribuição de Frequências - o mesmo que Tabela de Frequências.

Estatística - é o método que ensina a recolher, classificar, apresentar e interpretar um conjunto de dados numéricos.

Estatística Descritiva - ramo da Estatística que tem por finalidade descrever certas propriedades relativas a um conjunto de dados.

Estatística Indutiva - ramo da Estatística que procura inferir propriedades da população a partir de propriedades verificadas numa amostra da mesma.

Fenómenos Independentes - são fenómenos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com