TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre Tencel e Lyocell

Por:   •  14/7/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  2.095 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a diferença entre Tencel e Lyocell?

Tencel é a marca comercial registrada da empresa americana Courtaulds Fibres(Holdings) Ltda, com certificação de composição.

Lyocell é o nome da fibra utilizada para a marca Tencel.

Atualmente (art. 2015) as empresas Lenzing AG e Tencel fizeram uma fusão para atender melhor a demanda do mercado mundial.

Lyocell é uma fibra 100% celulósica produzida a partir de celulose natural derivada de polpa de madeira, usando um processo de fiação em solvente por dissolução direta. A massa resultante é fiada e transformada em fibras. Esta árvore é híbrida, produzida geneticamente com a finalidade de conseguir uma polpa mais branca e de melhor qualidade, na qual se precisa usar menos produtos químicos para a obtenção da fibra.

A Lenzing foi certificada como “Flor Européia”, denominada Eco-Label que representa um certificado específico que torna possível ao consumidor reconhecer empresas que fabricam produtos que não agridem a natureza.

Muitos produtores têm usado com sucesso ao costurar infantis e adultas roupas, lingerie, produtos de terry, jogos de cama de liocel, jeans, camisaria e alfaiataria.

À parte a indústria têxtil, a fibra de Liocel está a ser explorada para fios eléctricos a serem integrados nas baterias de automóveis híbridos. A implementação destas fibras nas baterias têm a vantagem de as tornar mais leves e reduzir alguns recursos que são, actualmente, utilizados para estes fins.

Uma análise do ciclo de vida confirma a amizade ambiental da fibra TENCEL em comparação com algodão, poliéster e polipropileno. O estudo avalia todos os impactos ambientais causados ​​pela produção de fibras e conclui que a carga tóxica de água doce e solo em algodão é enorme em comparação com a fibra TENCEL. Outra vantagem ecológica é que a madeira de matérias-primas vem da silvicultura sustentável, bem como das plantações. A terra para cultivo não pode ser utilizada em agricultura. O algodão, por outro lado, exige terras agrícolas e compete com culturas alimentares. Além disso, o consumo de água é 10 a 20 vezes menor do que o algodão.

O uso do liocel não é tão difundido no mercado, pois se trata de um fio muito caro, apesar de ser um produto biológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com