TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diodo semicondutor

Resenha: Diodo semicondutor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Resenha  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 2

Diodo semicondutor é um dispositivo ou componente eletrônico composto de cristal semicondutor de silício ou germânico numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes gases durante sua formação, que causa a polarização de cada uma das extremidades.

É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado retificador de corrente elétrica entre outras aplicações.

Possui uma queda de tensão de aproximadamente, 0,3 v (germânio) e 0,7 v (silício).

O diodo é um componente elétrico que a corrente atravesse-o num sentido com muito mais facilidade do que no outro. O tipo mais comum de diodo é o diodo semicondutor, no entanto, existem outras tecnologias de diodo semicondutores são simbolizados em diagramas esquemáticos

.O termo "diodo” é habitualmente reservado a dispositivos para sinais baixos, com correntes iguais ou menores a 1A.

A polarização do diodo é dependente da polarização da fonte geradora. A polarização é direta quando o pólo positivo da fonte geradora entra em contato com o lado do cristal N(chamado de cátodo).

Assim, se a tensão da fonte geradora for maior que a tensão interna do diodo, os portadores livres se repelirão por causa da polaridade da fonte geradora e conseguirão ultrapassar a junção P-N, movimentando-os e permitindo a passagem de corrente elétrica. A polarização é indireta quando o inverso ocorre. Assim, ocorrerá uma atração das lacunas do anodo (cristal P) pela polarização negativa da fonte geradora e uma atração dos elétrons livres do cátodo (cristal N) pela polarização positiva da fonte geradora, sem existir um fluxo de portadores livres na junção P-N, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com