TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diodos

Dissertações: Diodos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 4

O que é um diodo?

Uma válvula iônica de dois eletrodos que possibilita a transmissão do som. Um semicondutor.

Quem inventou o diodo?

O inglês John A. Fleming

Em que data o diodo foi inventado?

Em 16 de novembro de 1904.

Como o diodo funciona?

Ao se juntar um elemento P a um elemento N, temos a seguinte situação: o elemento P tem excesso de lacunas; o elemento N tem excesso de elétrons. No ponto onde os dois cristais se tocam, tende a haver uma migração de elétrons e lacunas, até que se estabeleça um equilíbrio.

Exemplos de diodos:

Emissores de Luz - LEDs

Diodo Zener

Diodo Schottky

DIODOS

O diodo é um componente formado por dois cristais semicondutores de silício ou germânio. Durante a fabricação, os semicondutores recebem a mistura de outras substâncias, formando assim um cristal P e um outro N. O terminal P recebe o nome de anodo e o N recebe o nome de catodo. Abaixo vemos o símbolo e aspecto deste componente:

DIODOS RETIFICADORES

São projetados para trabalharem com altas correntes (1 A para cima). Possuem o encapsulamento de "epoxi" e são encontrados em fontes de alimentação, amplificadores de potência e outros circuitos de altas correntes. Alguns representantes desta categoria são: 1N4007 (de 1 A), 1N5404 (para 3 A) e os da série SKE. Nestes, o primeiro número indica a corrente máxima e o segundo, a tensão máxima. Ex: SKE1/08 é para 1 A e 800 V. Abaixo vemos alguns modelos de retificadores:

DIODOS DE SINAL

São projetados para funcionarem com baixas correntes (menos de 1 A). Possuem o encapsulamento de vidro, podem ser de silício ou germânio e os encontraremos nos circuitos chaveadores ou retificadores de baixa corrente.

Alguns representantes desta categoria são: 1N4148, 1N4151, BAW62 (silício), 1N60, AA119, OA90 (germânio). Abaixo vemos estes tipos:

DIODOS ZENERS

O diodo zener é um dispositivo que tem quase as mesmas características que um diodo normal. A diferença está na forma como ele se comporta quando está polarizado reversamente.

Para isto devemos aplicar tensão igual ou maior que a indicada no corpo dele. Quando um zener está conduzindo no sentido inverso, ele mantém a tensão constante nos seus terminais. Portanto ele pode ser usado como estabilizador de tensão ou em circuitos de proteção.

No diodo normal, polarizado reversamente, ocorre um fenômeno chamado de efeito avalanche ou efeito zener, que consiste num aumento repentino da corrente reversa, dissipando potência suficiente para ruptura da junção PN, danificando o diodo. A tensão na qual ocorre o efeito zener é chamada de tensão de ruptura ou Breakdown voltage (VBR)

O diodo zener é construído com uma área de dissipação de potência suficiente para suportar o efeito avalanche. Assim, a tensão na qual este efeito ocorre é denominado de tensão zener (VZ) e pode variar em função do tamanho e do nível de dopagem da junção PN. Comercialmente são encontrados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com