TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Trabalhista

Artigos Científicos: Direito Trabalhista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  1.366 Visualizações

Página 1 de 2

A – Quais são os requisitos autorizadores da contratação por prazo determinado? Eles estão presentes no caso da Maçaranduba? Justifique.

O prazo pode ser pré determinado desde que a atividade empresarial, seja de caráter transitório, ou seja, empresas que trabalham com produtos de época por exemplo; ou que se justifique a pré determinação por um serviço transitório, por exemplo quando a empresa precisa atender um aumento de demanda; e ainda pelo contrato de experiência. Esta presente no caso de Maçaranduba o requisito do contrato de experiência.

B – Está correta a prorrogação do contrato de trabalho de Anderson? Explique sua resposta

Sim está correta. No caso de Maçaranduba, a empresa, cumpriu o que é determinado pela legislação (artigo 445, paragrafo único da CLT) que diz que o contrato de experiência não pode exceder os 90 dias, porém pode ser fixado um tempo menor, e caso haja a necessidade prorrogar este prazo desde que não se ultrapasse os 90 dias, sendo que pode se interromper este antes do prazo final, e caso não automaticamente ao findar os 90 dias o contrato passa a reger por prazo indeterminado.

Caso 2

A – Analisando o caso de Mônica, explique se o período de afastamento caracteriza suspensão ou interrupção do contrato de trabalho. Justifique

Caracteriza suspensão, pois ela sofreu um acidente de trabalho em que ficou mais de 15 dias afastada e passado o prazo de 15 dias a legislação diz que a empresa não mais tem que arcar com os salários e nem tão pouco valerá este período como tempo de serviço.

B – Mônica tem direito ao aumento salarial dado aos funcionários? Explique o embasamento de sua resposta.

Sim, Mônica tem direito a todas as vantagens, que tenham sido atribuídas aos funcionários em sua ausência, quando esta voltar ao trabalho de acordo com o artigo 471 da CLT.

Caso 3

A – Usando com base a CLT, responda se é correto afirmar que Uélinguiton não era funcionário da empresa porque não tinha contrato escrito.

O artigo 443 da CLT diz que o contrato de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbal ou por escrito, sendo assim não é correto afirmar que o mesmo não era funcionário da empresa.

B – Wellington poderia ter ficado tanto tempo sem o registro em sua CTPS? Qual o prazo correto para fazer o registro de qualquer novo funcionário? Justifique com base na legislação trabalhista.

Não poderia uma vez que o empregador tem a obrigatoriedade de efetuar o registro do funcionáriocomo explicito no artigo 41 da CLT, e o prazo para o cumprimento deste registro é de 48 horas conforme artigo 29 da CLT.

Caso 4

A – É permitido esse “rebaixamento de cargo” feito com LatifaLamuito? Aja como se você fosse o RH e prepare a resposta para Latifa, mostrando a ela as normas trabalhistas sobre o tema.

Sr. LatifaLamuito, a sra assumiu este cargo interinamente, o que significa dizer que por prazo determinado ou indeterminado, sabendo que a sra Sabrina estava afastada temporariamente, não rebaixamento de função, pelo contrario durante este período adquiriu novos conhecimentos num cargo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com