TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direitos Humanos

Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direitos Humanos

Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora

Anhanguera Educacional

2014

Introdução

Esse trabalho tem como objetivo transmitir um pouco ao que se refere aos direitos humanos, saúde e meio ambiente, entre outros aspectos, direcionando para os direitos fundamentais: Titularidade (individual, coletiva e difusa), objeto (liberdades, direitos sociais e direitos da solidariedade) e gerações (primeira, segunda e terceira), que corresponde a dignidade da vida de qualquer ser humano.

Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica

Os Direitos humanos tem um espaço prioritario para compreensão do Estado democrático e sua contribuição para garantia e proteção da dignidade humana. Os direitos humanos defendem os direitos sobre si mesmo assim defendendo a diguinidade humana e tem ordem juridica que esta acima do estado.

Os direitos fundamentais são construídos em diferentes situações, em momentos quaisquer, que estão progredindo juntamente com as condições necessidades humanas. Direitos difusos caracterizam-se pela indeterminação de seus titulares, por não poder estabelecer de maneira numerosa seus beneficiarios. Um bom exemplo é o problema com a falta de água a populatinge o meio ambiente e diretamente a toda população. È um direito coletivo desta forma nãp precisando de protetor, pois quando uma ação independente é feita de forma errada todos pagam pelo erro.

Ao que se refere sobre direito solidario considera-se um dos mais importantes para apoio a cidadania da população, pois seu objetivo é a qualidade de vida e um meio ambinte com saúde e não doente como estamos deichando.


Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica

Os direitos humanos surgiram apartir das lutas, opnioes divergentes da população contra a tirania do estado, que a qualquer preço ditava suas regras sem pensar em suas implicações. São destacadas três gerações de direitos que não surgiram coletivamente e sim conforme a demanda do periodo, porem com as mesmas caracteristicas. 

Os direitos fundamentais de primeira geração tem como caracteristica o individualismo seu foco principal é o estado, porem seus valores são relacionados a liberdade ou seja direitos civis e politicos.

Os direitos de segunda geração caracterizam-se pela obrigatoriedade do estado para o fornecimento aos direitos fundamentais sendo de titularidade coletiva já que atinge a um todo, são ligados aos direitos sociais, econômicos e culturais.

Os direitos humanos de terceira geração são chamados de direitos da fraternidade ou da solidariedade, o direito à paz, o direito ao desenvolvimento, o direito ao meio ambiente saudavel entre outros e seu principal foco é a proteção do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (177.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com