TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Trabalhistas

Monografias: Direitos Trabalhistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  3.777 Palavras (16 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 16

DIREITOS TRABALHISTAS

RESUMO

O direito trabalhista, também chamado de direito do trabalho, é o ramo do direito que regula as relações existentes entre empregados e empregadores. Nem todos os brasileiros conhecem todos os direitos trabalhistas assegurados por lei aos trabalhadores no Brasil. Garantias como seguro-desemprego, licenças ou férias remuneradas são mais comuns, mas há direitos menos conhecidos, como as estabilidades. O objetivo desta pesquisa é analisar o contrato de trabalho e suas peculiaridades, dando ênfase aos direitos trabalhista, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho. Dessa maneira, o trabalho inicia com um relato sobre o direito, destacando o contrato no Brasil e explicando os conceitos de contratos de trabalho, sua natureza, suas características, seus requisitos, suas condições e suas modalidades. Em seguida, uma análise profunda dos direitos do empregado, que é o principal enfoque dessa pesquisa. A partir desse momento, estudaremos passo a passo o salário, Fundo de Garantia, horas extras, Adicional Noturno, Férias, Jornada de trabalho, bem como suas definições e características, não esquecendo também da Licença Maternidade e da Estabilidade provisória, benefícios concedidos as mulheres que tem a graça de ser mãe.

Palavras-chave: Contrato de Trabalho; Direitos Trabalhistas; CLT; Carteira de Trabalho.

1 INTRODUÇÃO

A primeira forma de trabalho existente foi à escravidão, onde o escravo era considerado apenas como uma coisa e não possui direito trabalhista algum, somente tinha a obrigação de trabalhar, enquanto vivesse.

As relações de trabalho existem desde a Pré-História. Primeiro, com a busca pelas suas próprias coisas e, posteriormente, com o trabalho escravo, na Idade Média. Apesar dos direitos, nesse período, terem sido limitados, a figura do trabalhador foi evoluindo: surgiram entidades que representavam os produtores e trabalhadores e as lutas entre as classes surgiu o sindicalismo.

Com o passar dos tempos surgiu à servidão, isto na época do feudalismo, onde os senhores feudais davam proteção militar e política aos seus servos enquanto estes tinham obrigação de prestar serviços nas terras de seus senhores. Nesta época da história o trabalho era considerado como um castigo, destacando que os nobres não precisavam trabalhar, pois os vassalos cuidavam de suas terras.

No decorrer do tempo, após diversos acontecimentos na história, o homem foi evoluindo e começou a perceber que o trabalhador precisava ter condições dignas para que desempenhasse um bom trabalho, foi aí que o direito do trabalho começou a ter espaço na sociedade.

O contrato de trabalho é uma das modalidades que regulamentam a relação empregatícia no Brasil. É com base no que foi acima exposto que faremos essa pesquisa, tendo por início um panorama histórico para assim, podermos chegar aos dias atuais e acima de tudo entender de maneira clara e precisa os direitos trabalhistas.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 DIREITO DO TRABALHO

O direito do trabalho tem suas origens baseadas nas normas instituídas pela Organização Internacional do Trabalho - OIT, as doutrinas e os costumes de um povo e os contratos de trabalho e regulamentos da empresa.

Dentro do direito do trabalho, existem duas figuras principais. Um é o empregado, um indivíduo de pessoa física que presta serviços (as funções executadas em seu ambiente de trabalho continuamente) ao empregador, cuja dependência (no sentido de cumprir ordens) consiste nos cargos e funções dado por esse, tendo como remuneração um salário prescrito na CLT.

No Brasil, inicialmente, as relações de trabalho começaram na exploração dos indígenas, desde o descobrimento, em 1500. Um marco importante foi a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no país, em 1888. De 1889, com a Proclamação da República, até 1922, presencia-se a criação dos Tribunais Rurais, sendo planejada, também, a criação do primeiro órgão da Justiça do Trabalho no país. No ano posterior, tem-se o início da Previdência Social.

A Constituição de 1946 também foi muito importante para o desenvolvimento do Direito do trabalho em nosso país, pois nela encontramos o direito do trabalhador ter participação nos lucros, estabilidade, direito de greve entre outros.

Pode-se perceber que até os dias atuais a legislação trabalhista é intensamente desenvolvida e aplicada em nosso país, exemplo disso são as variadas leis ordinárias criadas como a de proteção ao empregado doméstico, ao estagiário, entre outras.

2.2 CONTRATOS DE TRABALHO

O contrato de Trabalho tem como elemento, a relação de emprego, que se estabelece entre empregador e empregado, passando a ser, portanto um negócio jurídico realizado entre as partes que regula as condições de trabalho. Distingue-se de vários outros contratos de natureza civil por haver necessariamente a participação de uma pessoa física como empregado. Conforme teoria predominante, o contrato trabalho tem natureza contratual e desta forma, a existência do contrato ocorrerá com a prestação de serviços, pelo empregado, seguida de remuneração, pelo empregador, caracterizando até mesmo com o ajuste tácito.

“O contrato de Trabalho, na verdade, já é uma relação jurídica de trabalho, mesmo ao existindo prestação de serviços, pois geram direitos e obrigações. Se para a existência da relação de emprego é preciso um ajuste, ainda que verbal ou tácito, mesmo que não expresso, há uma interação entre o contrato e a relação e um não pode subsistir sem o outro. A relação é o efeito do contrato e não a causa.” (Sérgio Pinto Martins)

O contrato de trabalho é um ato que reflete na esfera jurídica, gerando direitos e obrigações para ambas as partes. Tal como os contratos do direito civil, deve observar os requisitos legais para ter validade, quais sejam: o agente deve ter capacidade jurídica; o objeto do contrato deve ser lícito; a forma de materialização do contrato deve ser prevista ou não proibida por lei.

A prova do contrato individual do trabalho será feita pelas anotações constantes da carteira profissional (CTPS) ou por instrumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com