TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Trabalhistas

Ensaios: Direitos Trabalhistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 6

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

PROCESSOS GERENCIAIS – MODULO 3

KÁTIA DE MELLO ÁVILA TRIVINHO GELESOV – RA 261742014

DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO

SALÁRIO

...............................................................................................................................

GUARULHOS

Outubro de 2014

KÁTIA DE MELLO ÁVILA TRIVINHO GELESOV

TÍTULO DO TRABALHO

SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais da Faculdade ENIAC para a disciplina Direito Trabalhista e Previdenciário.

Prof. Edival Gama

GUARULHOS

Outubro de 2014

Respostas

.............................................................................................................

Leia atentamente o contido nas páginas indicadas, os artigos da Consolidação das Leis do Trabalho e responda:

1 – Quais as formas de pagamento de salários? Indique os artigos da CLT que tratam da matéria.

A forma como o trabalhador deve receber seus vencimentos é regulamentada por determinadas leis. O artigo nº 463 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de 1943, por exemplo, diz que o salário deve ser pago em espécie, ou seja, em dinheiro, e na moeda corrente do Brasil. Mas, para isso, a portaria prevê que, no caso do pagamento por meio de crédito em conta corrente, este pode apenas acontecer com o prévio consentimento do trabalhador e em agência bancária próxima ao local de trabalho. A regulamentação do pagamento de salários se dá inclusive quanto ao dia e horário. O artigo 465 da CLT determina o pagamento dos vencimentos em dia útil e no próprio local do trabalho, dentro do horário de serviço ou imediatamente após o encerramento deste, exceto quando é efetuado por depósito em conta bancária.

Ainda sobre o pagamento dos salários, o artigo nº 464 da CLT diz que deve ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado. Se o trabalhador for analfabeto, o empregador deve colher sua impressão digital no recibo e, não sendo possível, o recibo deve ser assinado a rogo (assinar a rogo é assinar no lugar de outra pessoa que não tenha condições de assinar). A Medida Provisória nº 1.523-12, de 1997, reconhece o comprovante de depósito bancário como equivalente de recibo de pagamento.

2 – Quais as consequências para a empresa que atrasar o pagamento dos salários?

Pela infração das proibições constantes deste Título, será imposta à empresa a multa de valor igual a 1 (um) salário mínimo regional, elevada ao dobro, no caso de reincidência, sem prejuízo das demais cominações legais. (Redação dada pela Lei nº 5.562, de 12.12.1968).

3 – Quais as regras de proteção aos salários encontradas na Legislação?

Garantia da irredutibilidade dos salários: Tem-se entendido que a irredutibilidade é do valor nominal do salário e não do valor real (pode haver ajuste individual ou coletivo para a correção, salvo empregado público).

Correção salarial automática: Já houve tempo em que os salários eram indexados a índices oficiais previstos em lei. A partir do Plano real o reajuste passou a ser anual mediante negociação coletiva na data-base.

Patamar salarial mínimo imperativo: Esse patamar pode ser genérico ou específico para certa categoria profissionais específicas.

Salário mínimo: É o patamar mínimo genérico dos salários que se deve introduzir no sistema. por meio de lei (e não decreto do presidente). Pelo art. 7º da CF - reajuste que preservam seu valor aquisitivo.

Salário mínimo profissional: Certas profissões são regulamentadas por lei específica que tratam, inclusive, do valor do salário mínimo profissional (engenharia, médicos), em geral vinculando-os ao valor do salário mínimo ( ex.: 6 salários mínimos), o que tem sido aceito ( não seria inconstitucional). - não tem repercussão suficiente para promover a desvalorização do salário mínimo, no contexto econômico.

Salário normativo e salário convencional: O primeiro é aquele piso previsto em decisões normativas proferidas em dissídios coletivos; o segundo é o piso salarial fixado por meio de negociação coletiva (extrajudicial, com base em deliberação da assembléia da categoria profissional). Pode-se vincular ao valor do salário mínimo ou um indexador (não pode haver indexação legal dos salários). Em geral fixam um piso e na próxima data-base confere-se reajuste.

4 – Indique as consequências para a empresa que atribui ao empregado funções diferentes daquelas para as quais foi contratado?

Em princípio, quando o empregado é admitido para exercer uma função especificada no seu contrato de trabalho, ele tem o direito de somente trabalhar no serviço que foi ajustado inicialmente, face à regra geral da inalterabilidade unilateral do contrato de trabalho, prevista no artigo 468, da Consolidação das Leis do Trabalho. Entretanto, mesmo existindo cláusula contratual sobre a função a ser exercida pelo empregado, esta

poderá ser modificada ao longo do contrato de trabalho, tanto no sentido horizontal, mantendo-se o mesmo nível hierárquico, como no sentido vertical, de maneira ascendente ou descendente. Essas alterações, no entanto, serão ilícitas, em alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com