TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Missouri

Tese: Missouri. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Tese  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

MO

Este projeto objetiva analisar aspectos psicológicos e sociais da evasão escolar em grupo de adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto, que estão em conflito com a lei em Campo Grande/MS. Ao pesquisar sobre o assunto pretendido, observamos que existem dissertações e alguns livros em outros Estados que abordam o tema proposto, mas em Campo Grande/MS, encontramos um caderno do curso de Formação Continuada de Socioeducadores realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Por este motivo surge a necessidade em fazer esta análise, considerando a existência de um número considerável de adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa e, encontrão-se fora da rede de ensino. Estudando pela Psicologia Social, questionamos qual seria o motivo impulsionador para evasão escolar nesse grupo, quais aspectos psicológicos e sociais contribuem para essa desistência. Esperamos obter o resultado desta problemática realizando coleta de dados por meio de pesquisa documental nas pastas dos adolescentes e entrevista semiestruturada nas Instituições de Ensino. Ressalta-se que a escolarização é um dos principais objetivos dentro da Medida Socioeducativa que está contido nas legislações do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Sistema Nacional de Atendimento Socieducativo - SINASE, Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Sistema Único de Assistência Social – SUAS, todos garantindo ao adolescente direitos básicos inclusive inserção em Instituição de Ensino, com vistas a preparação para profissionalização em busca de um futuro melhor.

Palavras-chave: Adolescente. Medida Socioeducativa. Evasão Escolar .

INTRODUÇÃO

O presente estudo busca compreender, por quê alguns adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade evadiram do ambiente escolar, quais aspectos Psicológicos e Sociais contribuíram para esse absenteísmo.

Percebemos que ao longo de alguns anos, um número considerável de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade, tem chegado para o cumprimento, fora da escola, e ao explicar que é um objetivo a ser alcançado no decorrer do período em que estará em atendimento, sendo fator primordial para conclusão e arquivamento do processo que responde, é perceptível o desisteresse em ter que retomar algo deixado para trás.

Mediante esta problemática surge o questionamento em que: qual seria o motivo impulsionador que leva os adolescentes deste grupo a desistir de frequentar regularmente a escola, ou seja, fazer parte desse grupo que prossegue com a vida acadêmica; quais seriam os aspectos psicológicos e sociais que ocasionam à evasão escolar.

Ao pesquisar sobre este assunto, encontramos uma pesquisa divulgada no site promenino, com adolescentes/jovens de 12 à 20 anos autor de ato infracional no Distrito Federal do ano de 2010, que fez um levantantamento sobre a questão escolar apontando um percentual de 44,5 que estavam fora da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com