TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Instituições Financeiras E Mercado De Capitais Aula-tema 03: Introdução Ao Sistema Financeiro

Trabalho Escolar: Disciplina: Instituições Financeiras E Mercado De Capitais Aula-tema 03: Introdução Ao Sistema Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  1.080 Visualizações

Página 1 de 3

O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião

O Cupom

É um órgão criado pelo Banco Central em 20 de junho de 1996, ele foi criado por meio da circular 2.698.

Ele busca proporcionar maior transparência e ritual adequado ao processo decisórios e o seu objetivo é estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros. Ainda, tem a competência específica de manipular a liquidez econômica.

No mundo inteiro as autoridades monetarias adotam praticas semelhantes as do COPOM, assim facilitando o processo das tomadas de decisões e aumentando a tranparencia com o publico em geral.

Desde 1996, o Regulamento do Copom é atualizado para sempre ter um objetivo claro e atual, existe periodicidade de suas reuniões, a composição e às atribuições e competências de seus integrantes também são sempre atualizados. Essas alterações visam não apenas aperfeiçoar o processo decisório no âmbito do Comitê, como também reflete as mudanças de regime monetário.

As reuniões são divididas em dois dias onde se discutem as taxas de juros.

• Primeiro dia: os chefes de departamento e os gerentes-executivos apresentam uma análise da conjuntura doméstica abrangendo a inflação, nível de atividade, evolução dos agregados monetários, finanças públicas, balanço de pagamentos, economia internacional, mercado de câmbio, reservas internacionais, mercado monetário, operações de mercado aberto, avaliação prospectiva das tendências da inflação e expectativas gerais para variáveis macroeconômicas.

• Segundo dia: segundo dia de reuniões participam somente os membros do Comitê e o chefe do Depep, diretores de Política Monetária e de Política Econômica, que apresentam alternativas para a taxa de juros de curto prazo e promovem recomendações acerca da política monetária.

A última Ata

185ª Reunião

Data: 2 e 3/9/2014

Local: Sala de reuniões do 8º andar (2/9) e do 20º andar (3/9) do Edifício-Sede do Banco Central do Brasil – Brasília – DF

Horário de início: 16h19 (2/9) e 16h43 (3/9)

Horário de término: 19h28 (2/9) e 19h22 (3/9)

Os membros do Copom se reuniram para analisar a evolução recente e as perspectivas para a economia brasileira e para a economia internacional, no contexto do regime de política monetária. O objetivo é atingir as metas fixadas pelo governo para a inflação.

Resumindo o que podemos ver é existe uma certa persistência da inflação, o que reflete, em parte, a dinâmica dos preços no segmento de serviços.Pode-se destacar alguns itens que fazem a inflação persistir, destes dez itens de alimentação no domicílio, bem como combustíveis.

O Copom avaliou que os efeitos dos preços no atacado sobre a inflação ao consumidor dependem das condições atuais da demanda e das expectativas dos formadores de preços em relação à trajetória da inflação.

E ressalta que a evidência internacional, indica que taxas de inflação elevadas geram distorções que levam a aumentos dos riscos e diminuem os investimentos.

O Copom afirma que em momentos como o atual, a política monetária deve se manter vigilante, de modo a minimizar riscos de que níveis elevados de inflação, como o observado nos últimos doze meses, persistam no horizonte relevante para a política monetária.

Ao final da reunião, foi registrado que o Comitê voltará a se reunir em 28 de outubro de 2014, para as apresentações técnicas, e no dia seguinte, para deliberar sobre a política monetária, conforme estabelecido pelo Comunicado nº 24.064, de 12 de junho de 2013.

Opinião

O que pude ver com essa pesquisa é que o Brasil esta em recessão, que pela atual situação o crescimento da economia esta parada, que os investimentos caem e tudo tende a piorar.

Não acredito numa melhora significativa da economia do país, na verdade acho que vamos entrar numa crise maior ainda.

Para o governo não a inflação, mas o COPOM mostra que há, então o que é que adianta termos uma comissão se o governo não toma atitudes realmente eficazes.

Referências Bibliográficas

https://www.bcb.gov.br/?COPOM185

http://exame.abril.com.br/topicos/copom

http://economia.terra.com.br/pib-recua-06-no-2-tri-e-brasil-entra-em-recessao-tecnica,e5c102dbb6128410VgnCLD200000b2bf46d0RCRD.html

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »