TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Psiquitricas

Artigos Científicos: Doenças Psiquitricas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Doenças psiquiátricas que acometem profissionais da Saúde

Devido a grande carga horária e até mesmo a intensidade do trabalho o trabalhador da área da saúde acaba se passando por algumas situações psíquicas devido ao stress, depressão, desgaste físico e mental tendo um rebaixamento na sua rotina complicando no seu desenvolvimento onde poderá ocorrer uma fadiga psicológica e mental que na verdade são transtornos relacionado ao trabalho. Em geral resultam em alguns fatores genéticos , fatores da própria personalidade, condições de educação, grande número de stress, perdas, decepções, frustrações e sofrimentos . Vários autores consideraram a Enfermagem como uma profissão estressante, devido à vivência direta e ininterrupta do processo de dor, morte, sofrimento, desespero, incompreensão, irritabilidade e tantos outros sentimentos e reações desencadeadas pelo processo doença (BATISTA; BIANCHI, 2006).

Definição de transtorno Mental e do comportamento no trabalho

São resultados de situação do processo de trabalho, fatores relativos á organização do trabalho, como a divisão e parcelamento das tarefas, as políticas de gerenciamento das pessoas, assédio moral no trabalho e a estrutura hierárquica organizacional.

A saúde do trabalhador é definida como “ um conjunto de atividades que se destina á promoção e proteção da saúde do trabalhador, assim como visa a recuperação e a reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindo das condições de trabalho”

O desgaste Psíquico

O desgaste psíquico descreve três esferas:

síndrome da fadiga crônica: acumulada ao longo de períodos de duração de variável, de uma situação de trabalho que não permite recuperação suficiente por intermédio de sono e descanso, sua característica principal é a fadiga constante, irritabilidade e desânimo.

Neurose traumática: quadro de irritabilidade, angustia, reações emocionais exageradas, o individuo revê e revivi mentalmente a cena traumática.

Síndrome paranóide : Fortes sentimentos de insegurança, Quanto maiores forem as barreiras à comunicação e maior o isolamento do trabalhador, maior a facilidade de se desenvolver essas manifestações.

Alguns apontamentos pelo ministério da saúde;

• Transtornos Mentais : Possui a 3ª posição entre as causas de concessão de benefício previdenciário como auxílio-doença, afastamento do trabalho por mais de 15 dias e aposentadorias por invalidez. (MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL, 2001).

• No Brasil entre 1998 e 2002- R$ 1,82 bilhões em benefícios para trabalhadores com problemas ligados à Saúde Mental, tais como: Depressão, Estresse, Esquizofrenia e Alcoolismo (BARBOSA BRANCO, 2002).

• Entre os Transtornos do Humor ou Afetivos a depressão é o prevalente com 65% dos afastamentos, gastando o INSS R$ 495 milhões.

Levantamento aponta doenças mais frequentes entre servidores ( 2008).

A Diretoria de Perícia Médica e Saúde Ocupacional realizou o levantamento estatístico do primeiro semestre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com