TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dojojij

Pesquisas Acadêmicas: Dojojij. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 4

1- Leia a contextualização do real:

* O recém-nascido Alan Marques Amaral nasceu de parto normal, com peso inferior ao normal, 1800 gramas, com deficiências respiratórias.

* Mãe e recém-nascido receberam alta hospitalar 24h após o parto.

* Mãe e filho retornaram à Casa de Saúde, oito horas depois, este quase desfalecido.

* O médico que tinha dado alta aos dois socorreu Alan, introduzindo-lhe uma sonda gástrica, mas a criança veio a falecer de insuficiência respiratória e hemorragia digestiva.

* Segundo a Casa de Saúde, a morte ocorreu devido à mãe ser desnutrida e fumante e de baixa situação sócio-econômica.

A partir das informações presentes, indique a melhor tese de acusação.

2- Complete: o argumento de autoridade é produzido com base nas fontes do direito (especialmente legislação e doutrina) e\ou em pesquisas científicas.

a) (x ) de autoridade

b) ( ) por absurdo

c) ( ) ad hominem

d) ( ) de senso comum

3- Complete: o argumento pró tese caracteriza-se por ser extraído dos fatos reias contidos no relatório. Deve ser o primeiro argumento a compor a fundamentação.

a) ( ) de autoridade

b) ( ) por absurdo

c) ( ) ad hominem

d) ( x ) pró-tese

4- Adiante, transcrição de um fragmento do texto "Pequena nota sobre o direito a viver", de autoria do Ministro aposentado do STF, Eros Roberto Grau, sobre o aborto do feto anencefálico:

"A mim causa espanto a ideia de que se esteja a postular abortos, e com tanto de ênfase, sem interesse econômico determinado. O que me permite cogitar da eventualidade de, embora se aludindo à defesa de apregoados direitos da mulher, estar-se a pretender a migração, da prática do aborto, do universo da ilicitude penal, para o campo da exploração da atividade econômica. Em termos diretos e incisivos, para o mercado".

O tipo de argumento predominante no parágrafo citado - sem se considerar a estrutura, mas apenas o conteúdo - é:

a) ( ) argumento de autoridade

b) ( x ) argumento de oposição

c) ( ) argumento pró-tese

d) ( ) argumento de senso comum

5- Leia o parágrafo a seguir:

Procurou seu advogado sensibilizar e convencer o colegiado de desembargadores que a indenização de 4.000 salários mínimos (atualmente R$600.000,00 ) extrapolava o limite do razoável, dando ênfase que tal valor excede, por exemplo, ao salário que o Presidente da República perceberia em seus quatro anos de mandato, e que o recebimento dessa importância pela atriz significaria seu enriquecimento de forma injusta e à custa tão somente de "uma única frase de uma pequena seção" da revista VEJA, bem diferente, por exemplo, se fosse divulgada através de uma reportagem de página inteira, com fotos etc.

Um parágrafo argumentativo pode recorrer a diversas fontes argumentativas ao mesmo tempo para produzir as ideias necessárias à defesa de sua tese. Qual o tipo de argumento predominante na produção escrita?

a) ( ) senso comum

b) ( ) autoridade

c) ( x ) analogia

d) ( ) causa e efeito

6- A partir da leitura do parágrafo que segue, identifique se o argumentador defende tese favorável ou desfavorável à fusão das empresas. Justifique sua resposta com elementos do próprio texto.

A notícia da fusão da Brahma e da Antártica, em julho, para a formação da AMBEV, foi recebida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com