TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENAD 2007

Trabalho Universitário: ENAD 2007. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  13.173 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 5 - Coleta de plantas Nativas- Biopirataria

Pessoal um anônimo mandou esta questão, gostaria de colocar o nome. Se você mandar o nome dou o devido crédito em outro post. ok.

Beth vi que uma colega estava em duvida nesta questão, então encontrei a questão comentada no enade de 2007, espero que possa contribuir em algo.

QUESTÃO 5

Leia o esquema abaixo.

1 - Coleta de plantas nativas, animais silvestres, microorganismos e fungos da floresta Amazônica.

2 - Saída da mercadoria do país, por portos e aeroportos, camuflada na bagagem de pessoas que se disfarçam de turistas, pesquisadores ou religiosos.

3 - Venda dos produtos para laboratórios ou colecionadores que patenteiam as substâncias provenientes das plantas e dos animais.

4 - Ausência de patente sobre esses recursos, o que deixa as comunidades indígenas e as populações tradicionais sem os benefícios dos royalties.

5 - Prejuízo para o Brasil!

Com base na análise das informações acima, uma campanha publicitária contra a prática do conjunto de ações apresentadas no esquema poderia utilizar a seguinte chamada:

(A) Indústria farmacêutica internacional, fora!

(B) Mais respeito às comunidades indígenas!

(C) Pagamento de royalties é suficiente!

(D) Diga não à biopirataria, já!

(E) Biodiversidade, um mau negócio?

Autora: Prof. Dr. Valéria Pinheiro Raymundo (FALE – Depto. de Est. Linguísticos)

Tipo de questão: escolha simples Conteúdo avaliado: Competência textual, interpretação e compreensão em leitura.

Alternativa correta: D

Percentual de acertos: 57,6%

Comentário: A questão 5 apresenta um texto publicitário e propõe ao respondente que selecione a melhor chamada para representar um conjunto de cinco ações. Esta chamada publicitária, equivalente a um título para o texto, é a frase que melhor resume as informações, que mais chama atenção, que tem maior relevância.

Segundo Menegassi e Chaves (2000), o título é uma síntese precisa do texto, cuja função é estratégica na sua articulação. O título nomeia o texto após sua produção, sugere o sentido desse, desperta o interesse do leitor para o tema, estabelece vínculos com informações textuais e extratextuais, e contribui para a orientação da conclusão a que o leitor deverá chegar.

Para elaborar um título adequado, articulando todas as partes do texto, é preciso que se apreenda o significado global, que se resuma, ou melhor, que se compreenda, interprete o texto.

Em todas as ações propostas no esquema, podemos encontrar referências à exploração indevida da fauna e flora brasileira: na Ação 1, encontramos as pistas coleta de plantas nativas, animais silvestres, microorganismos e fungos da floresta Amazônica; na Ação 2, identificamos as pistas saída de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com