TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENDORFINA

Tese: ENDORFINA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Tese  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

1 TEMA

ENDORFINA

2 INTRODUÇÃO

A endorfina faz parte do sistema endócrino assim como os demais hormônios que o corpo humano produz. Esse sistema é responsável pelo controle interno, quando acorre alguma disfunção ele é ativado em suas diversas funcionalidades. Assim, a endorfina é secretada no momento em que o corpo precisa de algum tipo de analgésico, ou seja, precisa de algo que possa combater aquele incomodo revertendo essa situação para uma sensação de prazer. A endorfina tem seus maiores níveis secretados durante a atividade física, realizada de forma sadia, respeitando a individualidade de cada individuo. Dessa forma diversos estudos buscam a relação das endorfinas na prevenção ou no combate a depressão e ansiedade através da pratica da atividade física. Nesse trabalho serão apresentadas as reais possibilidades que a endorfina traz ao corpo humano.

3 JUSTIFICATIVA

Muito se fala dos benefícios do exercício na prevenção ou no tratamento da depressão e ansiedade, assim é importante conhecer como a liberação da endorfina influencia na prevenção ou tratamento desses problemas tão comuns na atualidade Identificando onde ocorre sua liberação suas principais funções.

4 PROBLEMATIZAÇÃO

Diversos autores afirmam que durante a pratica de atividade física acontecem reações químicas que liberam hormônios que proporcionam uma sensação de bem estar. Cite alguns hormônios liberados na atividade física que trazem essas sensações?

De que forma a atividade física pode auxiliar na melhora do estresse e ansiedade?

Diante desse fato surgem questões como: todos os tipos de exercícios promovem essa sensação de bem estar ou existe um tipo especifico?

Como a endorfina é liberada e como ela atua? Somente a endorfina e responsável pelo bem estar ou outros hormônios contribuem para isso?

Existe uma intensidade e duração a freqüência mínima para que esse hormônio seja liberado?

O que é depressão e quais seus principais sintomas aliados a ansiedade?

Esses são questionamentos que nortearam nossa pesquisa.

5 HIPÓTESES

Hormônios são substâncias químicas produzidas por um grupo de células em uma parte do corpo. São secretadas na corrente sangüínea e controlam ou ajudam no controle de outras células. Existem vários hormônios, entre eles encontramos as encefalinas, a alfa endorfina e a beta endorfina, o ultimo que merece maior destaque por ter seu grande poder analgésico.

Diversos autores defendem a tese se que a atividade física praticada de forma adequada é benéfica, trazendo grande beneficio tanto físico como mental. Acreditamos que através dessa pratica acontecem reações químicas no corpo humano, uma delas e a liberação de hormônios específicos que controlam a homeostasia, a principal delas e a endorfina. Assim, o papel desse hormônio, que é liberado durante o exercício físico, é secretado na corrente sanguínea e desencadeia sensação de bem estar aliviando a possíveis patologias.

A depressão é a tristeza profunda acompanhada de pessimismo pouca fé esperança em si mesmo pouca auto-estima, pessoa muito negativa, apresenta fadiga e uma irritabilidade fora do normal são os principais sintomas, juntamente com a ansiedade.

6 OBJETIVOS

6.1 Geral

Desenvolver um estudo que retrate com clareza os hormônios que são liberados na atividade física que auxiliam na melhora da depressão e ansiedade.

Analisar possíveis efeitos de bem estar que essa prática produz.

6.2 Específicos

Conhecer as causas da depressão e ansiedade.

Caracterizar a endorfina e os caminhos percorridos desde sua secreção até seu destino final.

Identificar as respostas corretas que circundam esse processo repleto de dúvidas sobre o tema.

7 REFERENCIAL TEÓRICO

A endorfina é produzida no cérebro e traz a sensação de bem estar de prazer. Ela tem um alto poder analgésico que de certa forma bloqueia a dor, ela se assemelha muito a morfina, substancia muito utilizada para o combate a dores extremas quando ejetada diretamente na circulação.

“O lugar onde esse hormônio se forma é na hipófise anterior a partir da beta lipotrofina, gerada por sua vez durante a formação do hormônio adrenocorticotrófico”. (POWERS, HOWLEY, 2000, p.74)

O nosso organismo produz mecanismos que são capazes de inibir certas dores, um exemplo claro é quando um individuo realiza uma atividade qualquer e acaba se machucando e no momento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com