TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTACAS PROFUNDAS MOLDADAS INLOCO

Exames: ESTACAS PROFUNDAS MOLDADAS INLOCO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  1.288 Visualizações

Página 1 de 11

ESTACAS PROFUNDAS MOLDADAS INLOCO

ESTACA FRANKI

A estaca tipo "Franki", é uma estaca de concreto armado moldada no solo, que usa um tubo de revestimento cravado dinamicamente no terreno, com ponta fechada, derramando-se dentro do mesmo mistura de brita e areia, socada energicamente com um pilão de queda livre com peso mínimo que varia de 1 a 3 toneladas, caindo de vários metros de altura. Sob os golpes do pilão, a mistura de brita e areia forma na parte inferior do tubo uma "bucha" estanque, fortemente comprimida contra as paredes do tubo. Ao se bater com o pilão nessa bucha, a mesma arrasta o tubo e, graças a ela, a água e o solo não podem penetrar, obtendo-se ao final da cravação uma forma absolutamente estanque.Quando o tubo atinge a profundidade prevista, ele é levantado ligeiramente e mantido fixo aos cabos do bate-estacas, expulsando-se a bucha por meio de golpes do pilão, tendo-se o cuidado de deixar no tubo uma certa quantidade de bucha que garante a estanqueidade.Nesta fase de execução, e ainda aos golpes do pilão introduz-se concreto seco no terreno provocando a formação de um bulbo que constitui a base alargada da estaca.A seguir, coloca-se a armação da estaca, constituída de barras longitudinais e estribos soldados, passando-se então à fase de concretagem do fuste da estaca que consiste em compactar com o pilão pequenas quantidades de concreto, com fator água-cimento baixo, ao mesmo tempo em que se vai recuperando o tubo, tendo-se o cuidado de deixar no mesmo uma quantidade suficiente de concreto para impedir a entrada de água e de solo.

Vantagens das Estacas Franki

° As estacas tipo Franki podem ser feitas com formas perdidas ou recuperadas, sendo este, porém, um processo caro;

° Como todas as demais estacas moldadas no locak, atingi-se o comprimento desejado, podendo assim, chegar a grandes profundidades. Além disso, há uma melhor estabilidade pela base alargada, boa verticalidade e superfície do fuste bastante ruogsa em contato com o terreno bastante comprimido;

° Possui a capacidade de desenvolver elevada carga de trabalho, suportando até 100ton; ° O comprimento da estaca pode ser facilmente ajustado durante a cravação.

Desvantagens das Estacas Franki

° Tratando-se de trabalho custoso e especializado, tal fundação só pode ser feita por companhias organizadas e protegidas com patentes de execução;

° Seu processo executivo causa muita vibração, podendo danificar construções vizinhas.

ESTACA STRAUSS

Perfuração da Estaca

O processo se inicia com, a abertura de um furo no terreno utilizando soquete, que ao atingir de 1m a 2m, servirá de guia para o primeiro tubo "coroa". Após a colocação da "coroa", o soquete é substituído pela sonda de percussão, que irá através de golpes sucessivos, retirar o material a baixo da coroa. Conforme a tubulação externa vai descendo, outros tubos são rosqueados em sua extremidade, até que se atinja a profundidade determinada.

Concretagem

No inicio da concretagem, a sonda de percussão é substituída pelo soquete, e o concreto é lançado dentro da tubulação até atingir aproximadamente 1m de altura. Em seguida apiloa-se o concreto (com soquete) formando uma base alargada, uma espécie de bulbo também conhecido como "cebola". Para formar o fuste, o concreto vai sendo lançado na tubulação e apiloado, conforme as camisas metálicas vão sendo removidas com auxilio do guincho.

Vantagens

- Acessibilidade

- Devido a sua leveza e dimensões reduzidas, a estaca Strauss apresenta uma agilidade muito grande no canteiro de obras, conseguindo assim executar estacas tanto em terrenos acidentados, quanto em locais confinados;

- Execução sem Vibração

– Fator importante quando existem construções vizinhas ou muito próximas;

- Proteção do Fuste

– Como a estaca Strauss é encamisada do começo ao fim, também é muito usada em terrenos com presença de agua, onde o fuste fica protegido pelas camisas de aço (tubulação externa) e

- Otimização do Material

- Por ser moldada em loco, e concretadas uma a uma, a perda de material é quase zero, tendo seu comprimento sempre certo e cota de arrasamento previsto em projeto.

ESTACA HÉLICE CONTINUA MONITORADA

Perfuração da estaca

O processo de perfuração se inicia com a introdução dos trados no solo, através do movimento de rotação (sentido horário) e pressão (vertical), que ocorrem simultaneamente, sem nunca recuar o trado. A cada 6m perfurados, outro trado é mobilizado e acoplado em sua extremidade, esta ação é repetida ate atingir a profundidade estimada (profundidade máxima de 24m), durante todo o processo de perfuração a maquina é monitorada por sensores que levam suas informações ao computador central. Algumas das informações captadas são: prumo, torque, profundidade e velocidade de perfuração.

Concretagem

Após atingir a profundidade desejada, o concreto é bombeado por dentro dos trados, que ao mesmo tempo vão sendo retirados em velocidade controlada. Na ponta inferior do trado, existe uma tampa metálica (que evita a entrada de terra ou de água na haste enquanto o trado perfura o solo), porém essa tampa é expulsa com a pressão do concreto. A pressão causada pelo concreto bombeado deve preencher todos os vazios existentes ate a superfície. A colocação da ferragem deve ser feita logo apos o termino da concretagem.

Características do Concreto Usinado:

Fck de 20 Mpa, bombeável e composto de areia, pedrisco ou brita um. O consumo de cimento de 350 a 450 quilos por metro cúbico, sendo facultativa a utilização de aditivos. O abatimento ou "slump" é mantido entre 22e 25 cm.

Características da Bomba:

Capacidade de bombeamento igual ou superior a 54metros cúbicos de concreto por hora, e pressão superior a 76 Bar.

Vantagem:

- Pode ser executada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com