TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATISTICA

Artigo: ESTATISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 9

ESTATÍSTICA

Sobradinho - DF

2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ESTATÍSTICA

Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca examinadora da Faculdade Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração sob a orientação da Professora Mestra Ivonete Melo de Carvalho.

Sobradinho - DF

2012

ESTATÍSTICA

Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca examinadora da Faculdade Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel de Administração sob a orientação da Professora Mestra Ivonete Melo de Carvalho.

Aprovada em 17 de Setembro de 2012.

BANCA EXAMINADORA

_________________________________________

Profª. Ma. Ivonete Melo de Carvalho

Anhanguera Educacional Ltda

________________________________________

Profª. Ma. Marlúcia Moreira

Universidade Anhanguera de Sobradinho

_________________________________________

RESUMO

A coleta, o processamento, a interpretação e a apresentação de dados numéricos pertencem todos aos domínios da estatística. Essas atribuições compreendem desde o cálculo de pontos em esportes, a coleta de dados sobre nascimentos e mortes, a avaliação da eficiência de produtos comerciais, até a previsão do tempo. A informação estatística é apresentada constantemente em todos os meios de comunicações de massa: jornais, televisão, rádio e internet.

Observamos uma abordagem crescentemente quantitativa utilizada em todas as ciências, administração e em muitas atividades que afetam diretamente nossas vidas. Isto inclui o uso de técnicas matemáticas nas decisões econômicas, públicas ou privadas; na avaliação de controles de poluição; na análise de problemas de tráfego; noestudo dos efeitos de vários medicamentos; na adoção de novas técnicas agrícolas e novas cultivares; em estudos demográficos como crescimento populacional e migração.

A partir destes poucos exemplos, podemos notar a importância da Estatística como ferramenta necessária para a compreensão dos fenômenos que ocorrem nas mais diferentes áreas.

SUMÁRIO

• INTRODUÇÃO.............................................................................01

• TRABALHOS ACADÊMICOS....................................................02

• História da Estatística e suas Características..............................02

• Tabela de Amostragem..................................................................05

• Etapa 3 ...........................................................................................07

• Etapa 4............................................................................................08

• CONCLUSÃO................................................................................09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................10

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos mostra que a Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.

A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja para a população de onde os dados provêm.

Quandode posse dos dados, procura-se agrupa-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente.

Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.

01

Etapa 1

História da Estatística

De acordo com a Revista do Instituto Internacional de Estatística, "Cinco homens, Hermann Conring.Gottfried Achenwall, Johann Peter Süssmilch, John Graunt e William Petty já receberam a honra de serem chamados de fundadores da estatística, por diferentes autores."'11

Alguns autores dizem que é comum encontrar como marco inicial da estatística a publicação do "Observations on the Bills of Mortality" (Observações sobre os Sensos de Mortalidade, 1662) de John Graunt. As primeiras aplicações do pensamento estatístico estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticas públicas, fornecendo dados demográficos e econômicos. A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hoje, a estatística é largamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com