TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATISTICA

Trabalho Universitário: ESTATISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  2.129 Visualizações

Página 1 de 2

Exercícios Propostos – 2 - Técnicas de Amostragem

1. Suponha que uma pesquisa de opinião pública deva ser realizada em um Estado que tem duas grandes cidades e uma zona rural. Os elementos de interesse na população são os homens e mulheres do estado com idade acima de 21 anos. Que tipo de amostragem você sugeriria e por quê? ____________________________________________________________.

2. Um médico está interessado em obter informações sobre o número de vezes em que 15.000 especialistas prescreveram certa droga no ano anterior. Deseja-se obter uma amostra de tamanho n = 1.600. Que tipo de amostragem você sugeriria e por quê? _____________________________________________________________________________.

3. Uma população é formada por 1.000 elementos e uma amostra de vinte elementos é solicitada. Iniciando na linha 01 e coluna 05, determine os elementos da amostra, utilizando uma amostragem aleatória simples.

4. Um hematologista deseja fazer uma nova verificação de uma amostra de n= 10 dos 854 espécimes de sangue analisados por um laboratório médico de determinado mês. Que tipo de amostragem você sugeriria e por quê? ______________________________________________________________.

5. Um repórter da revista Business Week obtém uma relação numerada de 1.000 empresas com as maiores cotações de ações na bolsa. Ele entrevistará 100 gerentes das empresas correspondentes a esta amostra. Que tipo de amostragem você sugeriria e por quê? _____________________________________________________________________________.

6. Imagine que se pretenda fazer um levantamento de opinião pública para verificar se as pessoas são contra ou a favor do uso gratuito de ônibus pelos idosos. Pense em três maneiras distintas de elaborar uma pergunta que induza a resposta positiva, outra que induza a resposta negativa e outra que não ocorra nenhum tipo de tendência na resposta. _________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________.

7. Identifique o tipo de amostragem utilizado para cada uma das situações abaixo:

a. Quando escreveu Woman in Love: A cultural Revolution, a autora Shere Hite baseou suas conclusões em 4.500 respostas a 100.000 questionários distribuídos a mulheres. ____________________________________________________________________.

b. Uma psicóloga da Universidade de New York faz uma pesquisa sobre alguns alunos selecionados aleatoriamente de todas as 20 turmas que participaram dessa pesquisa. ____________________________________________________________________.

c. Um sociólogo seleciona 12 homens e 12 mulheres de cada uma de quatro turmas de inglês.________________________________________________________________.

d. A empresa Sony seleciona cada 100º CD de sua linha de produção e faz um teste de qualidade rigoroso. _____________________________________________________.

e. Um cabo eleitoral escreve o nome de cada senador em cartões separados, mistura-os e extrai 10 nomes. ___________________________________________________________.

f. Gerente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com