TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICA Tabela

Projeto de pesquisa: ESTATÍSTICA Tabela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

A Estatística é, uma área muita ampla da Matemática. Dentro dela, podemos destacar a elaboração de tabelas e gráficos com diferentes temas, tipos e formatos.

Uma tabela, é baseada em algum assunto que tenha dados estatístico seguros. Podendo ser sobre: economia (queda e aumento de inflação, lucros e despesas de uma empresa por mês, etc), produção agrícola (soja, arroz, milho, cana de açúcar, etc), criação de animas (gado, aves, suínos, rãs, etc).

Para a elaboração de, qualquer tipo de tabela é necessário muita atenção. Teremos que coletar os dados, fazer os cálculos, separá-los por mês, ano ou outro e, montá-la de maneira clara e objetiva.

Existem quatro tipos de séries estatística (tabela) que podemos citar: A temporal que, se identifica pelo fato de, seu caráter variável ser o fatos tempo; A geográfica em que, o que se varia é o local; A específica, onde se varia a espécie e, a conjugada que é uma tabela de duas entradas, ou seja, que tem dois dos tipos citados anteriormente.

Os gráficos, são baseados em tabelas e não substituem a apresentação das mesmas. Para se construir um gráfico é necessário que ele atenda à três requisitos básicos: Simplicidade, clareza e veracidade. Ou seja, ele tem que conter pouquíssimos detalhes, deve possibilitar uma correta interpretação de seus valores e apresentar a verdade sobre o seu tema.

Há três tipos de gráficos: Os diagramas que, são os mais comuns e se subdividem em linhas ou curvas, colunas ou barras, colunas ou barras múltiplas, setores e polar; os cartogramas que, são mapas com demonstrativo da quantidade de população por exemplo, e os pictogramas que contém figuras ou símbolos representativos.

As tabelas são, de certa maneira, independentes, já os gráficos não. Eles precisam delas e elas, precisam apenas de dados com fontes seguras, ou seja, um gráfico, jamais substitui uma tabela.

05

6. DADOS E INFORMAÇÕES

Na última semana (dezembro de 2013), o ministério divulgou dados sobre a distribuição dos médicos do programa mais médico. A Bahia é o Estado que recebeu o maior número de profissionais até agora: 787. Em seguida, aparece São Paulo, com 588. Ceará e Maranhão ocupam a terceira e a quarta posições, com 572 e 445 médicos, respectivamente.

Tabela 1: Distribuição de médicos do programa mais médico do Brasil

ESTADO QUANTIDADE

Bahia 787

São Paulo 588

Ceará 572

Maranhão 445

TOTAL 2392

Fonte: Revista Veja virtual (dezembro de 2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com