TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DA AVIAÇÃO

Trabalho Universitário: EVOLUÇÃO DA AVIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  5.329 Palavras (22 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 22

1. INTRODUÇÃO

Apesar de um pouco mais de um século, a aviação evoluiu muito rápido, principalmente em função de sua utilização bélica e de suas vantagens econômicas.

Desde sempre o Homem sonhou voar como as aves. São muitas as histórias destas tentativas. As asas de Ícaro, as máquinas voadoras projetadas por Leonardo da Vinci, a Passarola de Frei Bartolomeu de Gusmão. Mas foi já no séc. XVIII que tal aconteceu. Dois irmãos, os Montgolfier, depois de experiências com pequenos balões de papel com ar quente, fizeram um maior, e em 15 de Outubro de 1783 elevaram um homem a 23,5 m de altura. Era a primeira vez que um ser humano subia nos ares por uma máquina construída pelo Homem. Mais tarde o ar quente foi substituído por hidrogênio. Mas os balões eram extremamente frágeis e não permitiam o controle da máquina, pelo que o sonho do Homem ainda não se tinha realizado.

Várias máquinas voadoras foram construídas e experimentadas até 1890, quando Lilienthal, um estudioso da ciência do vôo que construía pequenos planadores começaram a fazer pequenos vôos comandando o planador com o deslocar do corpo. Sofreu um acidente mortal quando testava uma nova máquina. Tinha feito mais de 2000 pequenos vôos.

Os irmãos Wright interessaram-se pelos estudos de Lilienthal,e foram fazendo experiências com planadores. Como tinham uma oficina de bicicletas, montaram um motor de 20HP no planador, batizado de Flyer e no dia 17 de Dezembro de 1903, em Kitty Hawk, fizeram o primeiro vôo comandado da história, tendo percorrido 251m em 59s. Depois deste acontecimento, nada ficou como dantes. A aviação deu um enorme salto, pois por todo o lado se faziam experiências. Muitos homens tornaram-se famosos: Louis Blériot, Santos Dumont, Voisin etc. Em 1908 surgiram as primeiras fábricas de aviões: De Havilland, Blackburn, Sopwith, Fairey e Handley Page.

Primeira Guerra Mundial deu ao avião o impulso que faltava, pois durante este conflito foi provada a importância do avião, no reconhecimento aéreo, bombardeamento e combate ar-ar. Depois do conflito surgiram às primeiras carreiras aéreas, e o Mundo ficou menor. A Taça Schneider fez com que aparecessem cada vez aviões mais rápidos. Na Segunda Guerra Mundial, 1939-1945, o avião teve um papel preponderante. O desenvolvimento tecnológico foi de tal maneira grande que as invenções apareceram em catadupa. Aviões a jacto, radar, comunicações, novos materiais de construção, etc.

Depois do conflito, com o Mundo partido em dois blocos políticos, e com o aparecimento da "Guerra Fria", a corrida a novos projetos atirou a aviação para um grau de desenvolvimento que permitiu levar duas décadas mais tarde o Homem à Lua... E aquela manhã de 17 de Dezembro de 1903, ainda está tão próxima.

Pela História da Aviação, facilmente se percebe que a construção e experimentação de pequenos modelos foram sempre uma realidade. Mas foi já no Séc XX que surgiu a palavra aeromodelismo, como o hobbie de construir e fazer voar pequenos modelos. Inicialmente eram pequenos planadores de vôo livre. Mais tarde surgem os primeiros aviões impulsionados por motor de elástico e posteriormente os primeiros pequenos motores de explosão. Com a vontade de comandar os aviões, surge o vôo circular, em que o modelo é controlado pelo piloto a partir de cabos que acionam o leme de profundidade.

2. EVOLUÇÃO DA AVIAÇÃO

Entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial houve um grande desenvolvimento da tecnologia das aeronaves. Novos desenhos de aviões surgiram, deixaram de ser feitos em madeira e passaram a ser construídos em alumínio, a potência dos motores teve um notável aumento, operaram linhas aéreas e os pilotos evidenciavam as suas habilidades. Estes fatores aliados ao crescente impacto socioeconômico, que os aviões passaram a ter mundialmente neste período, tornam-no na era de ouro da aviação.

De acordo com o Grande Dicionário Enciclopédico, em 1930, várias técnicas permitiram a construção de aviões maiores, que voavam em altitudes também elas maiores, com mais velocidade, o que lhes permitia transportar mais carga e mais passageiros. Simultaneamente houve uma melhoria dos equipamentos de controlo e dos cockpits. A melhoria da tecnologia de rádio-telecomunicação facilitou o uso de equipamentos de rádio-comunicação. O piloto automático começou a ser usado nesta década. A navegação aérea tinha já técnicas mais precisas. O símbolo desta era é o Douglas DC-3. É um monoplano com capacidade para 21 passageiros e atingia velocidade cruzeiro de 320 km/h. Era o avião comercial mais usado nesta época.

Figura 1 – Douglas DC-3

A turbina a jacto começa a ser desenvolvida e surge também a cabine pressurizada, que veio solucionar as dificuldades respiratórias em altitudes maiores. Surge também o bombardeiro de longa distância, o primeiro avião a jacto de uso prático e o primeiro caça a jato.

Figura 2 – Primeiro jato caça utilizado em guerra

No início da guerra os caças atingiam a velocidade cruzeiro de 480 km/h e nove mil metros de altitude. O desenvolvimento foi tal que no final da segunda guerra mundial voavam a 640 km/h e atingiam os 12 mil metros de altitude.

Foram também criados pelos alemães os mísseis valísticos V-1 e V-2. Os bombardeiros usados nesta guerra carregavam duas vezes mais carga e atingiam duas vezes mais distância que os anteriores a esta guerra. Outros aviões famosos na Guerra foram: o caça britânico Supermarine Spitefire, o caça japonês Mitsubishi AGMZero e o bombardeiro americano Boeing B- 29 Superfortress.

Após a guerra a aviação foi dividida em aviação comercial e aviação militar, desenvolvendo-se separadamente. As empresas começaram a produzir aviões destinados à aviação civil e conseqüentemente às linhas aéreas deixaram de utilizar aviões militares adaptados ao transporte civil.

Os vôos domésticos de passageiros eram realizados por aeronaves Douglas DC-4 e Lockheed Constellation. Nas rotas transoceânicas eram obrigados a fazer escala para reabastecer. Assim que foram solucionadas as dificuldades com os vôos transatlânticos surge o Boeing 377 Stratocruiser. Este foi o primeiro avião de dois andares e o maior da história da aviação.

Figura 3 – Douglas DC-4 e Lockheed Constellation

Esta aeronave transportava 100 passageiros a uma velocidade cruzeiro de 500km/h.Há um aperfeiçoamento dos caça a jacto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com