TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edficações

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

O filme a ilha do Dr. Moreau conta a historia de  Prendick, único sobrevivente de um naufrágio, é resgatado por um navio de carga com um capitão um tanto hostil, que o abandona em sua primeira parada: uma ilha misteriosa, da qual a tripulação se recusa a se aproximar. Lá, conhece o dr. Moreau, um cientista inglês exilado, famoso por realizar experiências que são verdadeiros shows de horrores. Moreau e seu assistente, Montgomery, cuidam de Prendick mas o mantêm isolado das instalações onde realizam seus experimentos secretos. O cientista e seus empregados são os únicos humanos nessa ilha coberta de florestas, que é habitada por estranhas criaturas bestiais, mas com aparência meio humana, que deixam Prendick apreensivo e despertam nele um enorme terror pelos segredos do dr. Moreau. Doutor Moreau exerce o controle dos seus homens-bichos por meio de um conjunto de regras do qual chama de “Lei”. Entretanto, a certa altura da narrativa, seu experimento falha e suas criaturas deixam de obedecer a Lei, retomando, aos poucos suas animalidades até regredirem aos seus estados originais. Por fim, Pendrick, o refugiado, embora consiga escapar da ilha, não consegue mais voltar a enxergar os outros seres humanos como antes.

O que chama muita atenção é o Povo Animal e o funcionamento de sua sociedade. As interações dos “animais” uns com os outros e com cada um dos personagens humanos representa críticas a política, religião, relações de poder, o conceito de civilidade e sociedade em geral. a sua forma física, seu comportamento e principalmente suas atitudes são bem assustadores, eles geram uma grande pergunta o que é ser humano?

A critica aos avanços científicos com bases em experienciais em animais é bastante evidente, a ideia da soberania humana perante os demais seres. A racionalidade que seria uma característica desses seres acaba por ser deixada de lado, e sua forma animal toma conta, fazendo com que eles tentem assumir o controle da ilha. Mesmo tendo características humanas fortes sua animalização não deixa de existir, o que faz desenrolar a trama. a ênfase está centrada demais nas criaturas e em seu comportamento, parecendo querer mostrar como o homem pode ser mau e como é necessário uma mão firme para controlá-lo.

Todas as criticas que o filme traz leva a um importante questionamento, o que é ser um ser humano? Até onde a ciência pode ir? Reflexões sobre a bioética também se encaixa ao longo de todo o filme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com