TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edia alqueva

Por:   •  21/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

Função Contabilístico-Financeira

De entre os documentos desta categoria apresentados no sítio Web da EDIA , S.A., destacam-se os Relatórios de  Contas, elaborados desde o ano de 2009 até  junho de 2014, relatórios esses apresentados trimestralmente

A EDIA de 2010 até 2013 fazia as suas demonstrações financeiras, de acordo com o SNC. a partir de  1 de janeiro de 2014, passaram a ser elaboradas  conforme  as Normas Internacionais de Relato Financeiro (IAS/IFRS),  adotadas pela União Europeia.

No relatório apresentado  a 30 de junho de 2014, os valores  relativos a 2013 foram reexpressos, para se encontrarem de acordo com as normas da  IFRS.

Os relatórios  elaborados pela gestão da empresa têm  a finalidade de prestação de contas, que evidenciam a situação económico-financeira da empresa e os resultados operacionais que se obteve. Nestes estão presentes informações relacionadas com a concretização dos objectivos propostos e ainda, justificações dos desvios verificados ou dos incumprimentos relativamente ao redigido no Plano Estratégico do ano de relato.

Descreve-se, portanto, de forma fiel e clara, o estado da evolução dos negócios da empresa assim como as perspectivas de desenvolvimento futuro. Nestes relatórios, apresentam-se, por exemplo, os seguintes documentos fiscalmente exigidos: Balanço, Demonstração de Resultados por Naturezas, Demonstração das Alterações no Capital Próprio, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Anexo.

[pic 1]

Figura nº xx – print da pagina web da Edia fornecido em http://www.edia.pt/pt/quem-somos/edia/informacao-financeira/54

Podem também encontrar-se outros documentos como os Relatórios de Sustentabilidade. Estes têm como finalidade principal apresentar o desempenho ambiental, social e económico da organização.

Figura nº xx – print da pagina web da Edia fornecido em http://www.edia.pt/pt/quem-somos/edia/relatorio-de-sustentabilidade/56[pic 2]

A função Contabilístico-Financeira de uma entidade visa transmitir, de forma sistemática e padronizada, as operações e decisões com impacto monetário/financeiro. São, então, as fontes de informação financeira dos utentes/utilizadores (clientes, investidores, fornecedores, Estado, etc).

Nestes documentos mensuram-se desempenhos, estabelecem-se objectivos, monitorizam-se mudanças operacionais, ao mesmo tempo que se dá a conhecer a evolução da organização. Tais relatórios permitem, então, comunicar os impactos de sustentabilidade e obter informações que podem influenciar a política, a estratégia e as operações da organização. São, ainda, explícitos indicadores de desempenho, abordagens de gestão e vários factores relacionados com a sustentabilidade da EDIA S.A.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (302 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com