TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eficiacia Adminitrativa

Artigos Científicos: Eficiacia Adminitrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  5.163 Palavras (21 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

1. primeiro desafio – administração estratégica 10

– Divida o cenário empresarial em duas partes 12

– Determine o ambiente externo 12

– Coloquem os dados em formato de diagrama 12

– Analisem o cenário encontrado 13

2. segundo desafio – administração de sistema de infomação 13

3. primeiro desafio – gestão de negocio 15

3 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

APÊNDICES 18

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 19

ANEXOS 20

ANEXO A – Título do anexo 21

1 INTRODUÇÃO

Simplificada mente, pode-se dizer que o planejamento é uma forma de organizar idéias com relação a certo tema e estabelecer objetivos e metas, com o propósito de se atingir um determinado resultado.

Planejar é fundamental para que seja traçada uma boa estratégia através de técnicas de gestão, avaliação e um conjunto de ferramentas e um conjunto de ferramentas que ajuda a empresa na tomada de decisão.

DESENVOLVIMENTO

TEXTO: Para a estratégia ser eficaz ela precisa estar alinhada com o design do negocio

Introdução

Costumo comparar uma empresa a um organismo vivo. Assim como o corpo humano é um sistema complexo, uma empresa também o é. Se um dos órgãos não vai bem o organismo sofre, fica doente e, se não for bem tratado, até mesmo morre. Por isso precisamos ter uma visão sistêmica da empresa e do negócio, além de conhecer bem todos os seus órgãos (suas partes) e a relação entre eles. A importância desta visão holística pelos gestores, tanto quanto as relações da estratégia e do design de seu negócio que comentarei a seguir, não só se aplica às empresas, mas também às instituições do governo e às organizações não governamentais.

Neste artigo não pretendo me aprofundar em conceitos, mas antes de explicar porque que "para a estratégia ser eficaz ela precisa estar alinhada com o design do negócio", explicarei em poucas palavras os conceitos de Estratégia e Modelo de Negócios.

A Estratégia

Estratégia nunca foi tão importante quanto nos dias de hoje.

"Em um sentido geral, estratégia é a definição dos grandes objetivos e linhas de ação estabelecidas nos planos empresariais ou governamentais. Tática, em complemento, definiria de forma mais detalhada como atingir esses objetivos." – Wikipedia

Considerando o cenário atual de competição globalizada, a expectativa de vida e prosperidade das organizações é determinada pela sua capacidade de se adaptar ao ambiente em evolução contínua. A necessidade de sobreviver e prosperar neste cenário de constantes mudanças requer que as vantagens competitivas também sejam revistas e melhoradas e isto têm exigido às empresas a criação estruturada da Estratégia e a organização disciplinada dos esforços de sua implementação.

Os elementos fundamentais que compõe os alicerces da estratégia de uma organização são: a Missão, os Valores e a Visão de futuro.

Figura 1 – Missão, Visão, Valores e a Estratégia

Além desta ideologia básica, a estratégia deve considerar o Modelo de Negócios da empresa e o ambiente onde ele está inserido. Ele é o elemento central da estratégia, e deve ser singular, ou seja, diferenciado da concorrência, pois busca uma vantagem competitiva sustentável. Desenhar este modelo e analisá-lo ajuda muito a enxergar a empresa e o negócio de forma sistêmica além de equalizar linguagem e a comunicação entre todos os interessados e facilitar a tomada de decisões em possíveis mudanças inovadoras.

"Um modelo de negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização." – Alexander Osterwalder

Modelo de Negócios busca responder questões como estas: Qual é o nosso negócio? Quem são os clientes que queremos focar? Quais os produtos/serviços vamos oferecer? Como vamos entregar de maneira eficiente e diferenciada?

Durante o planejamento estratégico, é importante que o modelo de negócios seja revisto, considerando todos os elementos envolvidos em seu design.

Figura 2 – Os elementos de um modelo de negócios - www.businessmodelgeneration.com

No quadro (canvas BMGen) apropriado para modelagem, pode-se escrever o modelo de negócios de várias formas. Recomenda-se iniciar pelo Segmento de Clientes ou pela Proposição de Valor e ir acrescentando os demais blocos. Esta forma de escrita, centrada no cliente, também pode ser usada na leitura da lógica do modelo, conforme vemos pelo seguinte texto: "A Proposição de valor é oferecida aos Segmentos de Clientes, através de Canais de comunicação, venda e distribuição e do Relacionamento com eles, gerando as Receitas que a empresa necessita. Este valor para o cliente é gerado através de Atividades chave, que empregam Recursos chave que estão a cargo da empresa e de suas Parcerias chave, que geram os Custos do negócio".

O ambiente onde a empresa e seu modelo de negócios estão inseridos também é fundamental para análise do cenário durante o planejamento estratégico. A ferramenta SWOT, cuja sigla é uma abreviação das palavras (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) facilita a análise de ambiente interno (pontos Fortes, pontos Fracos) e externo (Oportunidades e Ameaças) para avaliação do posicionamento da organização e de sua capacidade de competição. Geralmente esta análise considera a comparação da empresa com a concorrência e/ou com outras empresas do setor. Este processo é conhecido como Benchmarking que busca identificar as melhores práticas na indústria para obter um desempenho superior. Nele a empresa examina como outra empresa realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com