TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eixo Integrados

Ensaios: Eixo Integrados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

6 – EIXOS INTEGRADOS

O nosso organismo tem a capacidade de perceber as condições internas do nosso corpo e do ambiente em que estamos. Isso se deve às células sensoriais ou receptores sensoriais que temos espalhados por todo o nosso corpo. Os receptores sensoriais (células) estão organizados de maneira que cada um recebe um tipo de estímulo específico. Algumas células sensoriais estão adaptadas para captar estímulos provenientes do ambiente externo ao nosso corpo, são os exteroceptores.

Outras células sensoriais estão adaptadas para captar estímulos internos do nosso corpo, são os chamados proprioceptores e interoceptores. Os proprioceptores são encontrados em músculos, tendões e órgãos internos do corpo. Sua função é a de informar ao SNC (sistema nervoso central) a posição do corpo com relação à dos membros. Já os Interoceptores são responsáveis por captar as condições internas do corpo, como a pressão osmótica nas células, temperatura, o ph, composição sanguínea, entre outras. Isso nos permite sentir fome, sede, náuseas etc.

Nós, seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais, são eles: audição, olfato, paladar, tato e visão. Nos órgãos dos sentidos (olhos, nariz, língua, pele) os receptores estão em maior concentração e o conjunto desses órgãos forma o sistema sensorial. São eles que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Com esses sentidos o nosso corpo percebe o que está ao nosso redor e isso nos ajuda a sobreviver e integrar com o ambiente em que vivemos. São eles:

Visão

É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.

Audição

É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação daquele som.

Paladar

Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.

Tato

É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.

Olfato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com