TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos Do Grupo XVII(Halogênios)

Exames: Elementos Do Grupo XVII(Halogênios). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  1.397 Visualizações

Página 1 de 5

A série química dos Halogênios pertence ao grupo 17 ou 7A da tabela periódica. Ela é formada pelos seguintes elementos químicos: flúor, cloro, bromo, iodo, astato ou Astatínio e Ununséptio. Juntamente com os Gases Nobre (grupo 18 ou 8A), a família dos Halogênios são as únicas famílias que possuem unicamente Não-Metais.

Os Halogênios são elementos representativos e seu significado (do grego) é “formador de sais”. Todos apresentam 7 eletérons na sua última camada de energia, terminando a sua configuração eletrônica em subnível p com 5 elétrons. Na forma natural, são encontrados como moléculas diatômicas.

Um Halogênio adquiri estabilidade química quando o seu último nível de energia recebe um elétron, transformando-se assim num íon mononegativo. Um dos sais mais famosos que possui esse íon é o cloreto de sódio, conhecido como sal de cozinha.

Os Halogênios possuem eletronegatividade maior que 2,5 segundo a escala de Pauling e o elemento mais eletronegativo é o Fluor. A eletronegatividade e a oxidação dos elementos do grupo cresce de baixo para cima. O menos eletronegativo e oxidante é o astato. Como os Halogênios são muito oxidantes eles reagem com os metais, Não-Metais, substâncias redutoras e até com os Gases Nobres.

Os elementos dessa família são perigosos (e até mesmo letais) a seres vivos, já que são extremamente reativos. O cloro e o iodo, por exemplo, são usados como desinfetantes para água potável, piscinas, ferimentos, pois matam bactérias, fungos e outros microrganismos.

O fluor e cloro são gasosos, o bromo é líquido, o iodo e o astato são sólidos. Exceto o iodo, são todos tóxicos.

Família dos Halogênios: conhecida também como VII A, é uma das mais conhecidas famílias da Tabela Periódica, os elementos que a compõe são: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I), Astato (At).

Talvez a popularidade desta família esteja relacionada com a de seus integrantes, o Flúor merece destaque por ser o elemento mais eletronegativo da Tabela Periódica. Além de ser conhecido em um contexto químico também se faz presente em nosso cotidiano. Uma visita ao dentista comprova esta afirmação: aquele gelzinho que tem como objetivo proteger os dentes contra cáries, é sim uma forma do elemento Flúor.

O Cloro por sua vez, não fica para trás, se tornou popular em nosso dia a dia. A começar pela água que tomamos, esta é purificada nas ETA’s (Estações de tratamento de água) graças a este componente da Família dos Halogênios. O Cloro tem o poder de eliminar micro-organismos patogênicos da água e garantir segurança aos seus consumidores. Justamente por essa propriedade desinfetante, Cloro também é empregado em limpeza de piscinas.

Quanto ao Iodo, assim como o Cloro, é usado como bactericida. Possui relevada importância no organismo humano, sua carência na alimentação dá origem a problemas de Tireoide. Agora você já sabe por que nosso sal de cozinha é iodado, o elemento foi acrescentado a este tempero com o intuito de prevenir doenças como o Bócio.

O Bromo é usado em medicamentos e reações orgânicas e seu vizinho, o Astato, se revela o “patinho feio da turma dos Halogênios”. Em virtude de ser pouco conhecido (foi considerado o elemento mais raro do mundo), não possui nenhuma aplicação constatada.

Halogênios

Os halogênios são os elementos que se encontram na família 17 ou VII A da Tabela Periódica. Esses elementos são: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At). Todos eles possuem 7 elétrons na camada de valência e, por isso, têm a tendência de ganhar um elétron, formando um ânion monoatô

Esses são quatro dos cinco elementos pertencentes à família dos halogênios

Os elementos da família 17 ou VII A da Tabela Periódica recebem o nome de Halogênios, representados pelos cinco elementos listados a seguir: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At). Frequentemente são representados de maneira genérica, pela letra X.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com