TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrolise

Projeto de pesquisa: Eletrolise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário:

Resumo do projeto____________________________________________________________ 1

Introdução___________________________________________________________________2

Objetivos e relevância do trabalho________________________________________________3

Desenvolvimento do projeto_____________________________________________________4

Resultados do projeto__________________________________________________________5

Conclusões__________________________________________________________________7

Referencias bibliográficas______________________________________________________8

Anexos_____________________________________________________________________9

Resumo do projeto

Escolhemos realizar esse projeto visando a melhoria do nosso futuro bem como para a sociedade quanto para o nosso planeta. Escolhemos então algo que nos despertasse um interesse maior, algo que pudesse melhorar o que já existe. Foi então, que surgiu a ideia de tentarmos fazer um combustível para o nosso futuro que utilizasse menos energia do que esses de hoje em dia e poluísse muito menos. O nome que é dado ao projeto é a ELETRÓLISE. (A palavra eletrólise é originária dos radicais eletro (eletricidade) e lisis (decomposição),).

A eletrolise é um processo não espontâneo, onde ocorre a descarga de íons. Para que um sistema sofra eletrolise é necessária a presença de íons livres, que serão descarregados durante o processo.

A reações químicas só acontecem quando fornecemos energia na forma de eletricidade enquanto outras geram eletricidade quando ocorrem. A eletrolise ocorre quando passamos uma corrente elétrica continua sobre ela, e desde que a água seja pura. Como é o nosso caso, que usamos a água da chuva, pois a condutividade da água pura é cerca de um milhão de vezes menor que a da água do mar. A eletrolise trata-se de uma mistura de bicarbonato de sódio com os eletrodos de uma bateria ligados ao positivo e negativo. A corrente elétrica que obtemos através da bateria faz surgir uma força que em contato com o aço inoxidável gera bolhas de hidrogênio e oxigênio. Para obtermos o resultado, o liquido e os gases precisam entrar em contato com o fogo para gerar a explosão, virando em combustível, o que se chama de desprendimento de energia, ou seja, quebra das moléculas de água em seus átomos : Hidrogênio (H) e Oxigênio (O). A vários tipos de eletrolise, mas por ser mais fácil de observar escolhemos a da água, ou, solução aquosa.

O projeto já existe, mas queremos melhorar ele do nosso jeito. O entendimento da eletrólise só é possível se conhecermos o comportamento de todas as substâncias envolvidas no processo, pois cada substância se comporta de determinada maneira quando em solução e, em especial, quando uma corrente elétrica atravessa essa solução.

Com a ajuda de um amigo, montamos o projeto e através de vários testes concluímos, que se utiliza muita energia pra pouco resultado, ou seja, o combustível é pouco em comparação o tanto de energia que se usa, mas estamos tentando fazer um maior para obter resultados melhores para que no futuro possa ser utilizado para varias coisas, inclusive para movimentar carros.

Mas os objetivos a nós propostos conseguimos concluir, pois a ideia do combustível do futuro já conseguimos provar que pode vir a ser muito utilizada em breve.

1

Introdução

O projeto que realizamos é o que se diz “combustível do futuro” que será utilizado para automóveis, substituindo a gasolina, álcool ou diesel.

É uma energia limpa que em contato com o fogo causa uma explosão liberando OXIGÊNIO.

No entanto o produto é ainda muito caro pois muitas pessoas ainda não conhecem, mas acredito que no futuro muitas conhecerão.

O processo da eletrólise é uma reação oxirredução oposta àquela que ocorre numa célula

galvânica, sendo, portanto, um fenômeno físico-químico não espontâneo.

É um combustível muito bom mas só pode ser produzido o que se consome, pois não pode ser armazenado, é um combustível muito instável. Para obter o resultado pode usar uma bateria de carro, que pode ser de 40 ampéres ou 45 ampéres.

Para fazer o processo químico acontecer precisa entrar em contato com o fogo, mas se chegar com o fogo muito perto da mangueira pode haver uma explosão muito forte.

2

Objetivos e relevância do trabalho

Para construir o trabalho necessitamos da ajuda de uma pessoa especializada no assunto que nos deu dicas e nos auxiliou na construção do projeto. Alem disso para nos interagirmos no assunto usamos sites de pesquisas e livros. A eletrolise serve para gerar um combustível em que separa as moléculas e dependendo da situação gera outras.

3

Desenvolvimento do projeto

Para realizamos nosso projeto foi necessário vários tipos de materiais como:

Vidros de conserva, mangueiras, baterias, conexões, água de chuva, bicarbonato de sódio, aço inoxidável,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com