TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMATIZAÇÃO

Tese: PROBLEMATIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

O mundo das construções foi revolucionado com novos processos de produções de ferro e aço, com vigas de metal e outros materiais, engenheiros e arquitetos podem levantar prédios de grande porte.

Porém seria bastante difíceis essas torres se não fossem por outra inovação da tecnologia que veio ao longo do tempo. Os elevadores modernos se tornaram indispensáveis para tornar pratica a vida das pessoas que trabalham ou moram em muitos andares acima do chão.

Megalópoles, metrópoles ou até mesmo cidades pequenas que possuem prédios, dependem totalmente dos elevadores, não só para facilitar a vida de todos, mas para ajudar também as pessoas com deficiência.

Apresenta-se um estudo de caso realizado para evidenciar a presença da Segunda Lei de Newton, a qual relaciona a força e a variação da velocidade, dentro de um elevador. O objetivo é mostrar e explicar que quando o elevador possui um MRUV (no instante da partida e no instante da chegada) a Força Peso mostrada no visor da balança não será igual à Força Peso no restante do percurso com aceleração constante. Ainda complementando será calculada a tração do elevador

2 JUSTIFICATIVA

Os elevadores para transporte de pessoas são considerados os sistemas fundamentais de locomoção dos usuários de um edifício, e decidimos que um software seria de extrema necessidade para o estudo, demostrando assim, o "real" funcionamento do equipamento.

Por se tratar de um método "viável", e também, por questões financeira e de funcionalidade, optamos por demonstrar o seu funcionamento através do software, pois sendo um mecanismo complexo e que abrange conhecimentos em áreas como mecânica e elétrica, criar um elevador "físico"y seria uma grande desvantagem, podendo acarretar em alguns problemas.

A intenção deste trabalho, nao é apresentar um aperfeiçoamento de software, mas sim, utiliza-lo como um complemento para fácil compreensão dos ouvintes sobre o funcionamento do mesmo. O sistema proposto será apenas para fins didáticos, tendo apenas alguns embasamentos técnico.

Utilizaremos também um quadro negro, no qual demostraremos algumas formulas matemáticas para descobrir (força, peso, tensão, ..) que estão presentes e aplicadas no elevador.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Este projeto tem como objetivo, ensinar, e treinar os integrantes do grupo a fazer pesquisas, documentações, simulação computacional, apresentações constantes sobre o desenvolvimento do trabalho aos coordenadores, ou seja, tudo que envolve uma boa correção de projetos, necessário para este Projeto Integrador, utilização das teorias usadas em sala de aula, aplicações do projeto, que serão utilizados como experiência para o futuro.

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

• Aplicas as leis de Newton para que fiquem explicitas quando falamos de elevador.

• Usar as seguintes hipóteses: O choque acontece no regime da aplicação da lei de Hook. - Ignora o efeito da velocidade de incremento das ondas de choque. - Material homogêneo e compacto.

• Calcular a velocidade, tempo e tensão dos elevadores de acordo com dados criados.

4 METODOLOGIA

O projeto em questão utilizará a metodologia adotada para realização deste trabalho que se baseou e consultor em pesquisas bibliográficas, livros, artigos científicos, vídeos, sites e nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) especializados em elevadores. Consideramos que, por se tratar de uma comunidade acadêmica, os alunos deveriam ter conhecimentos acerca dos estudos de movimentos de corpos vetoriais e das leis de Newton, concentrando o enfoque as questões relativas aplicações das Leis de Newton, Primeira Lei da Inércia: tendência que os corpos possuem em permanecer em seu estado natural, repouso ou movimento retilíneo e uniforme. Na ausência de forças: Um corpo ou objeto parado, em razão de sua inércia, tende a permanecer em repouso; Uma vez iniciado o movimento, a tendência do corpo é permanecer em movimento retilíneo e uniforme, Segunda lei para análise das causas dos movimentos, relacionando as forças que atuam sobre um corpo de massa m constante e a aceleração adquirida pelo mesmo devido à atuação das forças, a qual relaciona a força e a variação da velocidade, dentro de um elevador. Com relação ao sentido do movimento, o elevador pode estar subindo (N= g – a) ou descendo (N= g + a). A metodologia mostrar e explicar que quando o elevador possui um MRUV (no instante da partida e no instante da chegada) a Nossa força peso (P = m.g) mostrada no visor da balança não será igual à Força Peso no restante do percurso com aceleração constante.

Voltando a apresentação aos acadêmicos e ao alunato, iremos utilizar banners e simuladores de movimento elevadores. As informações adquiridas serão discutidas no corpo do trabalho, a partir da comparação com os argumentos relacionados pelos autores estudados. Todos estes fatores são relevante contribuição para o sucesso deste projeto.

5 REFERENCIAL TEÓRICO

5.1 NORMAS

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica exigem o cumprimento das regras e procedimentos de segurança na ultização de elevadores.

• NBR NM 313 : 07/2007 – Elevadores de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação; Requisitos particulares para a acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência;

• NBR NM 267 : 07/2002 – Elevadores hidráulicos de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação;

• NBR NM 207: 11/1999 – Elevadores elétricos de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação.

• NORMA NBR 15597/2008 – Desde 19 de setembro de 2008, entrou em vigor a NBR 15597, que estabelece novas regras nacionais de segurança para elevadores. A norma, editada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ( A.B.N.T.) prevê itens relacionados à segurança de quem fará a manutenção nos equipamentos além dos usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com