TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enade

Ensaio: Enade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Ensaio  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

úblico menor e mais seleto que os cursos presenciais.

c. Contribui para o desenvolvimento local e regional; promove troca de experiência e conhecimento entre os participantes, sobretudo quando dificilmente de forma presencial isso seria possível.

d. Formação/qualificação/habilitação de professores, suprimindo investimentos em educação em vastas áreas do país; inclusão de pessoas com comprometimento motor reduzindo os deslocamentos diários.

e. Aperfeiçoamento/formação pessoal e profissional de pessoas que, por distintos motivos, não poderiam frequentar as escolas regulares; reforço de pedagogias tradicionais, uma vez que o ensino presencial perdeu-se em modernizações que não surtiram efeito.

Questão 12

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

Texto da questão

O poder do cidadão, o poder de cada um de nós, limita-se, na esfera política, a tirar um governo de que não gosta e a pôr outro de que talvez venha a se gostar. Nada mais. Mas as grandes decisões são tomadas em uma grande esfera e todos sabemos qual é. As grandes organizações financeiras internacionais, o FMI, a Organização do Comércio, os bancos mundiais, tudo isso. Nenhum desses organismos é democrático. E, portanto, como é que podemos falar em democracia, se aqueles que efetivamente governam o mundo não são eleitos democraticamente pelo povo?

Discurso de José Saramago, disponível em www.revistaforum.com.br. Acesso em 11/9/2009.

Segundo as palavras do famoso literário português, José Saramago:

Escolha uma:

a. critica a democracia em função da participação política efetiva do povo.

b. o sistema representativo das democracias contemporâneas efetivamente deve ser substituído, pois não funciona.

c. critica a forma subalterna com a qual as organizações financeiras internacionais se inserem na dinâmica política mundial.

d. as organizações financeiras internacionais, por serem responsáveis por grandes decisões, deveriam ter seus representantes eleitos democraticamente pelo povo.

e. O poder cidadão não pode efetivamente governar o mundo, sendo que isto cabe às organizações financeiras internacionais, responsáveis pela tomada de grandes decisões, de forma democrática.

Questão 13

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

Texto da questão

"Nunca antes, num campo de golfe, alguém tinha me dito para mirar 'na Microsoft ou na IBM'. Estávamos no primeiro tee do KGA Golf Club, no centro de Bangalore, sul da Índia, quando o meu parceiro indicou dois edifícios de aço e vidro que reluziam ao longe, atrás do primeiro green. Pena que o prédio da Goldman Saches ainda não estava pronto, senão ele poderia tê-lo apontado também e feito uma trinca. Os escritórios da HP e da Tex Instruments ficavam no back nine, junto ao décimo buraco." (Thomas L. Friedam, O Mundo é Plano - página 11 - Editora Objetiva)

A leitura atenta do texto acima, nos remete a uma das principais características do processo de globalização econômica em curso que é:

Escolha uma:

a. A industrialização como fenômeno que atinge todas as regiões do planeta de forma homogênea e ampla.

b. A desindustrialização presente nos países emergentes como a China, Brasil e Índia.

c. Os crescentes fluxos financeiros internacionais.

d. A formação de blocos econômicos supranacionais.

e. A produção de bens que ocorre em escala planetária dentro do conceito de fábrica global.

Questão 14

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

Texto da questão

O estudo da heteronormatividade como aparato do poder e força normalizadora característica da ordem social do presente foi (e algumas vezes ainda é) confundido como a descrição das normas contra as quais lutariam sujeitos socialmente classificados como anormais, pervertidos, sexualmente desviantes, em suma, termos sintetizados pela palavra queerna língua inglesa. No entanto, os principais teóricos queer demonstraram que tais sujeitos frequentemente também estão enredados na heteronormatividade. O foco queer na heteronormatividade não equivale a uma defesa de sujeitos não-heterossexuais, pois ele é, antes de mais nada, definidor do empreendimento desconstrutivista dessa corrente teórica com relação à ordem social e os pressupostos que embasam toda uma visão de mundo, práticas e até mesmo uma epistemologia. Em síntese, o estudo da sexualidade necessariamente implica explorar os meandros da heteronormatividade, tanto a homofobia materializada em mecanismos de interdição e controle das relações amorosas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo, quanto à padronização heteronormativa dos homo orientados.

MISKOLCI, Richard. A Teoria Queer e a Sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, Porto Alegre, ano 11, nº 21, jan./jun. 2009, p. 150-182.

Partindo do pressuposto de que as orientações afetivas hetero e homo são construções discursivas, depreende-se do texto acima que:

Escolha uma:

a. A heteronormatividade é necessária para manter a ordem social, uma vez que se trata de algo inerente ao ser humano normal.

b. A heteronormatividade nas relações afetivas estão ameaçadas no presente, em função dos ataques dos teóricos queer.

c. A homofobia é o principal instrumento de desconstrução da heteronormatividade.

d. O estudo da sexualidade implica combater a heteronormatividade em defesa das minorias sexuais.

e. O estudo a heteronomatividade é foco dos teóricos queer, pois é importante compreender como ela se constrói como padrão de comportamento de referência inclusive dos homo orientados.

...

Baixar como  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »