TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enade

Dissertações: Enade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  3.260 Palavras (14 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 14

ENADE, 2011- adaptado) A Síntese de Indicadores Sociais (SIS 2010) utiliza-se da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para apresentar sucinta análise das condições de vida no Brasil. Quanto ao analfabetismo, a SIS 2010 mostra que os maiores índices se concentram na população idosa, em camadas de menores rendimentos e predominantemente na região Nordeste, conforme dados do texto a seguir. A taxa de analfabetismo referente a pessoas de 15 anos ou mais de idade baixou de 13,3% em 1999 para 9,7% em 2009. Em números absolutos, o contingente era de 14,1 milhões de pessoas analfabetas. Dessas, 42,6% tinham mais de 60 anos, 52,2% residiam no Nordeste e 16,4% viviam com ½ salário-mínimo de renda familiar per capita. Os maiores decréscimos no analfabetismo por grupos etários entre 1999 a 2009 ocorreram na faixa dos 15 a 24 anos. Nesse grupo, as mulheres eram mais alfabetizadas, mas a população masculina apresentou queda um pouco mais acentuada dos índices de analfabetismo, que passou de 13,5% para 6,3%, contra 6,9% para 3,0% para as mulheres.

SIS 2010: Mulheres mais escolarizadas são mães mais tarde e têm menos filhos.

Disponível em: www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

Com relação à SIS, assinale a alternativa que NÃO contém um estudo possível a partir de seus indicadores.

Escolha uma:

a. Assinalar iniciativas de políticas públicas realizadas ao longo do período tratado e seus resultados, expressando que estas ações, embora irrelevantes para a eliminação do analfabetismo, ainda se mostram insuficientes.

b. Indicação de avanços e deficiências de políticas e de programas de erradicação do analfabetismo.

c. Identificação e análise das desigualdades sociais acentuadas pelo analfabetismo; interpretar criticamente o quadro atual da educação com ênfase no analfabetismo.

d. Estabelecer relação entre o analfabetismo e a dificuldade para a obtenção de emprego.

e. Abordar o analfabetismo numa perspectiva crítica, apontando agentes sociais e alternativas que viabilizem a realização de esforços para sua superação.

Questão 2

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

Texto da questão

“Saem as economias costeiras do Brasil e da China e entra o interior dos dois países. Em vez da Índia e Rússia, estão Filipinas, Indonésia, México, Turquia e Vietnã. Serão esses os ‘novos BRICs?’”.

(Folha de S.Paulo. Sérgio Dávila, “Brasil rural desponta entre novos BRICs.”, 23/9/2007, p. C3)

Acerca da economia mundial, assinale a alternativa INCORRETA:

Escolha uma:

a. os países membros do BRIC são considerados países de economias emergentes.

b. os países membros do BRIC apresentam algumas características em comum: grande extensão territorial e populacional e elevado potencial de crescimento econômico.

c. a Indonésia, membro do BRIC, nas últimas décadas abriu seu mercado ao investimento estrangeiro a partir de experiências anteriores como a criação das Z.E.E.s (Zonas Econômicas Especiais).

d. o acrônimo BRIC se forma pela junção da primeira letra dos nomes de um grupo específico de países.

e. uma das principais causas do crescimento elevado da China é a farta disponibilidade da mão de obra barata.

Questão 3

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

Texto da questão

(ENADE, 2011) A Educação a Distância (EAD) é a modalidade de ensino que permite que a comunicação e a construção do conhecimento entre os usuários envolvidos possam acontecer em locais e tempos distintos. São necessárias tecnologias cada vez mais sofisticadas para essa modalidade de ensino não presencial, com vistas à crescente necessidade de uma pedagogia que se desenvolva por meio de novas relações de ensino-aprendizagem.

O Censo da Educação Superior de 2009, realizado pelo MEC/INEP, aponta para o aumento expressivo do número de matrículas nessa modalidade. Entre 2004 e 2009, a participação da EAD na Educação Superior passou de 1,4% para 14,1%, totalizando 838 mil matrículas, das quais 50% em cursos de licenciatura. Levantamentos apontam ainda que 37% dos estudantes de EAD estão na pós-graduação e que 42% estão fora do seu estado de origem.

Considerando as informações acima, assinale a alternativa que contém duas contribuições do EAD:

Escolha uma:

a. Aperfeiçoamento/formação pessoal e profissional de pessoas que, por distintos motivos, não poderiam frequentar as escolas regulares; reforço de pedagogias tradicionais, uma vez que o ensino presencial perdeu-se em modernizações que não surtiram efeito.

b. Capilaridade ou possibilidade de acesso em locais não atendidos pelo ensino presencial; democratização de acesso à educação, pois atende a um público menor e mais seleto que os cursos presenciais.

c. Rigidez de horário e de local, pois o aluno estabelece o seu ritmo de estudo; valor do curso, em geral, é mais baixo que do ensino presencial.

d. Formação/qualificação/habilitação de professores, suprimindo investimentos em educação em vastas áreas do país; inclusão de pessoas com comprometimento motor reduzindo os deslocamentos diários.

e. Contribui para o desenvolvimento local e regional; promove troca de experiência e conhecimento entre os participantes, sobretudo quando dificilmente de forma presencial isso seria possível.

Questão 4

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

Texto da questão

O poder do cidadão, o poder de cada um de nós, limita-se, na esfera política, a tirar um governo de que não gosta e a pôr outro de que talvez venha a se gostar. Nada mais. Mas as grandes decisões são tomadas em uma grande esfera e todos sabemos qual é. As grandes organizações financeiras internacionais, o FMI, a Organização do Comércio, os bancos mundiais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com