TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Endereçamento De Estoque

Dissertações: Endereçamento De Estoque. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 2

O endereçamento é uma das técnicas de facilitar a localização de itens, podemos afirmar que existem diferentes sistemas de endereçamento, não existe uma regra ou um padrão formal, mas a ideia básica é desenvolver uma forma de simples orientação geográfica com sinalização, que possa ser compreendida por todos os colaboradores sem que seja preciso cálculos para se localizar, proporcionando bons resultados. Um princípio importante no conceito de endereçamento é evitar o uso de letras, pois são limitadas, confusa e não fazem uma referencia direta de localização em nossa mente.

O texto traz o conceito os componentes do sistema de armazenamento, que são: Área, como o próprio nome diz, é um espaço, em endereçamento o objetivo é organizar ela o melhor possível, de uma forma que permita o crescimento do armazém; Corredor refere-se às ruas do centro de distribuição; Módulo é o conjunto de espaços de armazenagem compreendidos entre duas colunas da estrutura porta-palete; Nível corresponde aos andares de um modulo; e vão é o espaço em que cada nível de um módulo é dividido.

Pode-se observar que a sinalização é o menor investimento em relação à operação do armazém, porem é preciso preocupar-se com o planejamento, Pois uma posição de armazenamento sem etiqueta ou com etiqueta sem condições de ser lida induz ao erro e à inutilização daquele espaço, o que pode gerar prejuízo para a empresa. O inicio da sinalização e endereçamento de um armazém deve iniciar pelas placas de corredor, que devem ter tamanho adequado para o local, permitindo que sejam vistas a distancia, sendo sempre instaladas no começo, meio e fim de cada corredor.

Para que o gasto em inventário possa se tornar menor é preciso a utilização de etiquetas abaixo de cada posição porta-palete, pois não é necessário que o operador desça até a posição da etiqueta de coluna. Já nas operações do dia a dia são utilizadas as etiquetas multinível, com elas os operadores de empilhadeiras não precisam subir até a posição onde o palete está armazenado, pois a leitura é feita com uma etiqueta afixada na coluna do módulo e na altura do operador. No caso de estruturas verticais com mais de quatro andares, aconselha-se a utilização de cores para a identificação de cada nível.

No caso de blocados, onde não existem estruturas metálicas as etiquetas podem ser aplicadas no piso, utilizando um suporte de proteção e afixadas por parafusos ou um suporte no piso, instalado de forma alinhada com toda a superfície, outra forma é a utilização de etiquetas aéreas.

Vale ressaltar que também é importante a sinalização do piso, pintura de faixas com o objetivo de evitar acidentes e alertar os operadores de empilhadeiras sobre a mão de direção de cada rua, evitar acidentes e manter a boa convivência entre os colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com