TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Solar

Artigos Científicos: Energia Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

ENERGIA SOLAR

Daianne Gomes Santos¹ Alcilene Lopes de Amorim Andrade ²

RESUMO

A crescente preocupação com a preservação do meio ambiente, o aumento da demanda energética, e a possível escassez na oferta de combustíveis fósseis estão levando a comunidade científica a pesquisar e desenvolver novas tecnologias para aperfeiçoar a utilização de fontes alternativas de energia, menos poluentes e que minimizam impactos ambientais. A energia solar é abundante, renovável e não polui, sendo a solução ideal para abastecer eletricamente áreas remotas desprovidas do fornecimento de energia elétrica.

Essa soma de características é vantajosamente positiva para o sistema ambiental, pois o Sol, trabalhando como um imenso reator à fusão, irradia na Terra todos os dias um potencial energético extremamente elevado e incomparável a qualquer outro sistema de energia, sendo a fonte básica e indispensável para praticamente todas as fontes energéticas utilizadas pelo homem. Neste artigo serão demonstradas as principais formas de utilização da energia solar, suas vantagens e desvantagens e a atual situação do Brasil na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para aperfeiçoar a captação e a utilização dessa fonte de energia promissora.

Palavras chave: Energia solar; energia elétrica.

INTRODUÇÃO

Assim como a eólica e a do mar, a energia solar se caracteriza como inesgotável - e é considerada uma alternativa energética muito promissora para enfrentar os desafios da expansão da oferta de energia com menor impacto ambiental.

A energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.

A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba.

Além do uso progressivo da energia solar residencial, existe cada vez mais a sua utilização na produção de energia elétrica a grande escala através de parques e usinas solares, em todo o mundo. O mundo evolui cada vez mais rápido a nível tecnológico, foi introduzida nos últimos anos uma série de novas tecnologias no aproveitamento de energias renováveis como é o caso da energia solar térmica e fotovoltaica.

Além do uso progressivo da energia solar residencial, existe cada vez mais a sua utilização na produção de energia elétrica a grande escala através de parques e usinas solares, em todo o mundo.

A energia solar é a energia produzida pelo Sol e é convertida em energia útil por seres humanos, quer para a produção de eletricidade ou de calor algo (como as suas principais aplicações). Anualmente, o Sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos, para o seu potencial é ilimitado.

Considerando que a energia solar está disponível de forma absolutamente gratuita, pergunta-se por que é seu aproveitamento ainda é tão limitado? O problema é que a energia solar apresenta-se sob

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com