TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Solar

Artigo: Energia Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Energia solar – uma alternativa possível para um mundo sustentável.

O foco principal a ser apresentado neste trabalho é a Energia solar. Em tempos de recursos naturais escassos e diante da crescente preocupação com o aquecimento global, nada mais importante do que os investimentos em fontes renováveis de energia, como a solar. O sol é a grande fonte de energia renovável do planeta. O aproveitamento adequado de sua energia tanto como fonte de calor e de luz é uma das alternativas energéticas mais eficientes e promissoras para superarmos as dificuldades do novo milênio.

A energia solar é abundante, permanente, renovável, limpa e ecológica. É uma oportunidade grandiosa para as regiões ainda desconectadas das redes de energia elétrica. Principalmente num país como o nosso, onde os índices de incidência solar são dos maiores do planeta.

A energia solar é por excelência a mais ecologicamente correta. Trabalhando como um imenso reator à fusão, o sol irradia na terra todos os dias um potencial energético extremamente elevado, incomparável a qualquer outro sistema de energia.

Apesar do seu grande potencial para gerar energia, o sol ainda não é referência no contexto elétrico brasileiro. Por causa dos altos custos, o país utiliza pouquíssima essa alternativa energética. Segundo o coordenador do Centro de Referência para Energia Solar e Eólica, Hamilton Moss, o custo do megawatt-hora da energia solar gira em torno de R$ 600 enquanto do megawatt-hora das hidrelétricas está em torno dos R$ 70. "É muito difícil competir com fonte hidráulica", reconhece Hamilton.

O caminho para a auto-sustentabilidade e o uso de recursos que se relacionem harmonicamente com o planeta é uma das discussões mais pertinentes na entrada deste novo milênio. Algumas nações já estão trabalhando há um bom tempo. Países como Japão, Estados Unidos e Alemanha estão entre os que mais produzem energia solar. Outros como Portugal e

Austrália tem grandes projetos inovadores em andamento.

O futuro está raiando. Logo chegará o dia em que o mundo vai se render aos poderes do sol. Por uma simples questão de energia.

Vantagens

- Não polui durante seu uso.

- Painéis solares são a cada dia mais potentes.

- Custo de implantação é cada vez menor.

- Excelente para lugares de difícil acesso.

- Utilização como fonte de energia complementa.

Desvantagens

- Preços ainda muito elevados.

- Variação na produção de acordo com o clima.

- Não se tem hoje no mundo fonte tão abundante de energia, principalmente por se tratar de uma alternativa renovável e limpa.

A nossa sociedade, movida por um consumismo desenfreado e insustentável, está extrapolando os limites ambientais do planeta Terra. Muitas soluções já existem, mas será preciso vontade e um trabalho integrado para mudar velhos paradigmas que nada coincidem com o perfil das novas gerações, que já nascem em um mundo globalizado, interativo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com