TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Solar

Trabalho Escolar: Energia Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  2.255 Palavras (10 Páginas)  •  1.313 Visualizações

Página 1 de 10

1.Resumo.......................................... ......................................................................2

1.1Introdução............................................................................................................3

2. O que é energia solar? ......................................................................................23

2.1 Um pouco da história........................... ............................................................23

3.Como gerar eletricidade a partir do sol..................... .........................................27

4.Como são feitos os módulos solares............... ..................................................29

5.Onde podem ser instalados o sistemas solares. ......................................... .....29

5.1Edificações conectadas à rede.... ........................................... ........................33

5.2 Áreas isoladas... ....................... ...................................... ...............................34

5.3 Em sistemas Híbridos........ .............................................................................35

5.4 Em centrais fotovoltaicas. ...............................................................................35

5.5 Bens de consumo................. ...........................................................................35

6. Manutenção dos painéis solares…. ..................................................................36

7. Vale a pena ter energia fotovoltaica no Brasil? .................... .............. .............36

8. Vantagens da eletricidade solar..........................................................................37

8.1 Desvantagens da eletricidade solar..................................................................39

9.Conclusão.................................... ........................................................................40

10. bibliografias e Referências................................................................................40

1. RESUMO

O trabalho a ser apresentado tenta explicar de forma simples, objetiva e intuitiva o funcionamento da energia solar, e suas características tais como vantagens, desvantagens e viabilidade. A energia solar também conhecida como energia fotovoltaica ainda é muito pouco aproveitada no brasil, mesmo o brasil possuindo características favoráveis a implantação deste sistema, que é muito utilizada em países europeus que ao contrário de nosso país, que não as possui. Claro que como qualquer outro sistema gerador de energia, o solar não possui apenas pontos positivos também há os negativos, porém irrelevantes se comparado ao bem que traz ao nosso planeta.

1.1 INTRODUÇÃO

A crise energética e a busca por energias renováveis têm reacendido o debate sobre fontes alternativas de energia. E nesses debates a energia solar vem ganhando cada vez mais espaço, uma vez que é de fácil implantação, possui custo de manutenção baixo, é uma fonte renovável e ideal para locais onde as radiações solares são abundantes. Mas no Brasil, país que pela área, geografia e localização, entre outros fatores, é potencialmente favorável para o desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos, existe um atraso nesta área em relação a outros países.

Com o constante avanço da tecnologia, várias inovações no modo como são fabricados os sistemas para geração de energia solar estão surgindo, contribuindo assim para diminuição dos preços e consequentemente tornando este tipo de energia mais acessível.

A radiação solar é um dos maiores responsáveis por grande parte da energia renovável disponível no planeta terra. E por incrível que pareça, apenas uma pequena parte desta forma de energia é utilizada.

Esta forma de energia, juntamente com outras formas secundárias, é uma das tecnologias mais importantes para o desenvolvimento de um planeta sustentável. Sua utilização é de extremo interesse para organizações que visam um mundo equilibrado, ecologicamente correto e que não agrida a natureza.

2. O QUE É ENERGIA SOLAR?

Diariamente muita energia chega ao nosso planeta de forma gratuita e limpa. Os raios solares, além de trazerem a luz e o calor, essenciais para a vida na Terra, podem ser aproveitados para a geração de energia, tanto na forma de calor como na eletricidade. Para se ter uma ideia, uma hora de sol na superfície da Terra contém mais energia do que o planeta utiliza em um ano.

No seu movimento de translação ao redor do Sol, a Terra recebe 1 410 W/m² de energia, medição feita numa superfície normal (em ângulo reto) com o Sol. Disso, aproximadamente 19% é absorvido pela atmosfera e 35% é refletido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar está na forma de luz visível e luz ultravioleta.

Em termos mais técnicos a Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa, energia térmica (e suas combinações) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou energia térmica.

2.1 UM POUCO DA HISTÓRIA

O efeito fotovoltaico é o resultado da interação da luz com os materiais semicondutores de uma célula fotovoltaica. No interior desta, tal efeito é responsável pela transformação de energia solar em energia elétrica. Ele foi observado e descrito pela primeira vez em 1839, pelo físico francês Alexandre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com