TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Solar

Artigos Científicos: Energia Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 5

ENERGIA SOLAR: SISTEMA FOTOVOLTAICO

GOIÂNIA-GO 2013

ENERGIA SOLAR: SISTEMA FOTOVOLTAICO

3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar)

Atividade acadêmica em forma de Ensaio Científico, elaborada para fins de avaliação parcial da N 2 das disciplinas do curso de Engenharia Ambiental da

GOIÂNIA-GO 2013

01-Introdução

Em 1877 W. G. Adams e R. E. Day desenvolveu o primeiro dispositivo sólido de produção de eletricidade por exposição à luz. Esse dispositivo era feito de selênio e no final do século XlX; o engenheiro Werner Siemens começou a comercializar essas células de selênio como fotômetros para máquinas fotográficas (Vallêra; Brito, 2006, p. 10).

O efeito fotovoltaico teve sua primeira observação pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel no ano de 1839, onde verificou que placas metálicas de platina ou prata mergulhadas num eletrólito produzia uma diferença de potencial quando expostas a luz sendo esta uma forma de gerar energia elétrica através da conversão da radiação solar. É uma fonte de energia limpa, renovável e ecologicamente correta e mesmo assim possui vantagens e desvantagens.

A instalação da primeira central solar deu-se na Califórnia em 1982, e na década de 90 houve o lançamento do programa de telhados solares na Alemanha e no Japão.

No Brasil, desde abril de 2012, a Resolução Normativa 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que regulamenta a implantação de projetos deste tipo, cuja proposta diz: “o painel solar fotovoltaico é instalado na residência, capta a energia do sol e a transforma em energia elétrica e caso produza mais do que se consome, o excedente é então “injetado” à rede e será utilizado por outros usuários, gerando créditos para quem produziu. Desta forma, é possível, num primeiro momento, uma redução nas contas de energia, uma vez que a edificação produz energia suficiente para gerar créditos que suportem o uso provindo da rede”.

02- Desenvolvimento

A primeira célula solar surgiu em 1953 quando Calvin Fuller, químico dos Bell Laboratories, em Murray Hill, New Jersey, nos Estados Unidos da América, desenvolveu o “processo de dopagem”, que nada mais é que introduzir impurezas em cristais de silício por processo de difusão, controlando suas propriedades, surgindo uma barra de silício com gálio com condutor tipo “p”. Ao mergulhar essa barra em um banho quente de lítio, criou-se uma zona de elétrons livres tipo “n”. Essas zonas P e N se juntam formando um campo magnético permanente. Esse campo magnético, Pearson, verificou que possuía corrente elétrica quando exposta a luz solar, entre essas duas cargas opostas, a esse fenômeno se denominou de efeito fotovoltaico. (Vallêra; Brito, 2006, p. 91). Para que tudo isso aconteça existe um circuito de módulos fotovoltaicos, ou geradores ou placas fotovoltaicas que podem ser instaladas sobre telhados, terraços onde os raios solares são captados pelas placas e essa energia solar é transformada em energia elétrica. As placas fotovoltaicas nada mais são do que geradores de energia a partir da energia solar. Diferente dos aquecedores solares, que apenas geram água quente, tanto para chuveiros, torneiras ou piscinas: as placas têm a capacidade de gerar energia elétrica a partir dos raios do sol. Essa energia pode ser utilizada para diversos fins, como acender uma lâmpada ou ligar uma televisão.

A. B. Moreira, A. H. Pereira. C. R. Schmidlin Jr, L. C. J. Silveira, P. C. M. Carvalho e T. N. Cavalcante Neto afirmaram que em setembro de 1997, foi colocada em operação a primeira instalação solar Fotovoltaica no campus da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis, interligada a rede elétrica no Brasil; e dimensionada para atender uma família de quatro pessoas.

Em Israel, em 1980, foi o primeiro país estabelecer uma política de energia solar. Em 1994, no Havaí, aconteceu à primeira Conferência Mundial Fotovoltaica e o século XX terminou com pouco mais de 1000MW em sistemas instalados no mundo.

Quando se fala em energia solar fotovoltaica, entendemos que se trata de uma energia limpa, livre, renovável, mais ainda assim existem vantagens e desvantagens que devemos observar.

Vantagens e Desvantagens

A utilização da energia solar fotovoltaico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com