TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Solar

Trabalho Escolar: Energia Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.988 Palavras (12 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 12

Tipos de Energia Solar

Energia Solar Fototérmica

Nesse caso, estamos interessados na quantidade de energia que um determinado corpo é capaz de absorver, sob a forma de calor, a partir da radiação solar incidente no mesmo. A utilização dessa forma de energia implica saber captá-la e armazená-la. Os equipamentos mais difundidos com o objetivo específico de se utilizar à energia solar fototérmica são conhecidos como coletores solares

Os coletores solares são aquecedores de fluidos (líquidos ou gasosos) e são classificados em coletores concentradores e coletores planos em função da existência ou não de dispositivos de concentração da radiação solar. O fluido aquecido é mantido em reservatórios termicamente isolados até o seu uso final (água aquecida para banho, ar quente para secagem de grãos, gases para acionamento de turbinas, etc.).

Os coletores solares planos são, hoje, largamente utilizados para aquecimento de água em residências, hospitais, hotéis, etc. devido ao conforto proporcionado e a redução do consumo de energia elétrica.

Energia Solar Fotovoltaíca

Energia Solar Fotovoltaíca é uma fonte de energia renovável obtida pela conversão de energia luminosa solar em energia elétrica. Não confundir com aquecimento solar, que possui princípio de funcionamento completamente diferente.

Para podermos utilizar a energia que vem do sol, precisamos basicamente de três elementos: os módulos fotovoltaícos, os controladores de carga e as baterias. Os módulos fotovoltaícos são construídos a partir de pastilhas de silício monocristalino, material de qua lidade e elevada eficiência. O segundo elemento, o controlador de carga, é um dispositivo de fundamental importância para preservar as baterias, aumentando sua vida útil. As baterias são os elementos que armazenam energia. Com o auxílio delas, os consumidores podem usar à noite ou em períodos de mau tempo à energia irradiada em dias de sol.

Inicialmente o desenvolvimento da tecnologia apoiou-se na busca, por empresas do setor de telecomunicações, de fontes de energia para sistemas instalados em localidades remotas. O segundo agente impulsionador foi a "corrida espacial". A célula solar era, e continua sendo, o meio mais adequado (menor custo e peso) para fornecer a quantidade de energia necessária para longos períodos de permanência no espaço, além da necessidade de energia para satélites.

Ela é uma energia limpa ,não poluente, confiável, racional, que não requer manutenção e não consome nenhum combustível. Por essas razões, pode ser utilizada em inúmeras aplicações.

Ao longo dos últimos 20 anos, o custo da Energia Solar Fotovoltaíca caiu de forma espetacular. Hoje em dia, para a grande maioria das aplicações, consegue-se pagar o investimento feito em cerca de dois anos, mais ou menos.

Energia Eólica

Teoricamente o que ela faz é captar a energia do vento e transformá-la em eletricidade, ou seja, a energia é transformada de um sistema de baixa voltagem de 12 volts (corrente contínua) para um de alta voltagem de 110 volts (corrente alternada). Geralmente, é usado em locais onde não há a possibilidade de acesso à rede elétrica.

O sistema eólico básico consiste de uma turbina, uma bateria e um inversor. Instalados no local escolhido, onde haja mais vento e onde não existam os chamados obstáculos, ou seja, grandes árvores ou outros elementos que atrapalhem a circulação. O processo é o seguinte: a turbina fica ligada por um fio à bateria, que a carrega de energia (corrente contínua). A seguir, o inversor transforma essa energia armazenada na bateria, de 12 volts, em energia alternada, de 110 volts.

O custo de um sistema eólico pode variar de R$ 4 mil a R$ 40 mil. O preço final depende da necessidade do local e do equipamento usado.

Para ter um sistema eólico, o que você precisa saber primeiro é se o vento no local onde fica sua casa é favorável à instalação de aerogeradores, como são chamados os equipamentos que convertem a energia. Para isso, você pode pedir ajuda a um método caseiro e simples que permite avaliar se a corrente de vento é suficiente para a instalação do sistema. É bom lembrar que este método é não é a análise ideal. Assim, a conclusão não será tão precisa quanto à de um profissional da área que usará um aparelho chamado anemômetro, por pelo menos um ano no local.

Outro dado que influencia na escolha do aparelho é a força do vento que pode ser diferente de acordo com a época do ano escolhida para avaliação.

Energia Termoelétrica

Após a extração do caldo de cana, obtém-se o bagaço, constituído de fibra (46%), água (50%) e sólidos dissolvidos (4%). A quantidade de bagaço obtida varia de 240 a 280 kg por tonelada de cana, e o açúcar nele contido representa uma das perdas do processo.

O bagaço alimentará as caldeiras, onde é queimado, e a energia liberada transforma água em vapor. O vapor, com pressão média de 18 - 21 kgf/cm2, é utilizado no acionamento das turbinas onde ocorrerá a transformação da energia térmica em energia mecânica.

Estas turbinas são responsáveis pelo acionamento dos picadores, desfibradores, moendas etc., bem como pelo acionamento dos geradores para a produção da energia elétrica necessária nos vários setores da indústria.

O vapor liberado por estas turbinas é de baixa pressão (1,3 - 1,7 kgf/cm2) denominado vapor de escape, que é reaproveitado como a energia básica necessária no processo de fabricação de açúcar e de álcool.

Energia Hidrelétrica

No Brasil, devido a sua enorme quantidade de rios, a maior parte da energia elétrica disponível é proveniente de grandes usinas hidrelétricas. A energia primária de uma hidrelétrica é a energia potencial gravitacional da água contida numa represa elevada. Antes de se tornar energia elétrica, a energia primária deve ser convertida em energia cinética de rotação. O dispositivo que realiza essa transformação é a turbina. Ela consiste basicamente em uma roda dotada de pás, que é posta em rápida rotação ao receber a massa de água. O último elemento dessa cadeia de transformações é o gerador, que converte o movimento rotatório da turbina em energia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com