TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Mecanica

Trabalho Universitário: Engenharia Mecanica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  2.556 Palavras (11 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo

Elementos de máquinas são os elementos encontrados em todas as máquinas existentes. Com esses elementos obtemos o funcionamento e a vida útil das máquinas através de eixos, parafusos, mancais, engrenagens etc. Estudar elementos de máquinas é muito importante porque descreve os tipos principais de uniões por soldagem encontrados na prática e os esforços que sofrem. A partir da estimativa da resistência, seja para o carregamento estático ou dinâmico,demonstra como projetar a união, permitindo o cálculo das dimensões das soldas ou da segurança em utilizar soldas previamente dimensionadas.

Objetivo

O objetivo do trabalho é observar o mercado que está cada vez mais competitivo, o crescente número de profissionais que ingressam na área de consultoria. Observando esse mercado é preciso sempre estar bem preparado com novos métodos de trabalho, novas tecnologias, para assim sugerir novas soluções de menores custos e mais eficazes.

Observando esse crescimento e aplicando na área alimentícia, é possível identifica vários seguimentos necessitando de melhorias nos processos e rapidez nas produções, principalmente as empresas de pequeno porte que, muitas vezes, ainda possuem um processo manual em suas instalações.

Para aplicar esses conceitos um grupo de trabalho irá solucionar o problema de produção de uma empresa de fabricação de bolachas. O processo utilizado por essa empresa na mistura de ingredientes, ainda é feita de maneira manual, causando refugos de massa de bolacha ou uma mistura não homogenia.

A equipe formada por alunos deverá elaborar e entregar ao professor um conjunto de relatórios técnicos com o conteúdo em cada etapa do desafio.

O grupo de trabalho deverá construir um misturador de componentes da massa de bolachas, e finalizar com uma apresentação para a venda dessa solução para empresas do ramo.

Elaborar uma cartilha, contendo os cálculos para construção de uma máquina misturadora de componentes de massa de bolacha.

O desafio desta ATPS terá como objetivo integrar o aluno na área de Elementos de Máquinas 2, que serão desenvolvidas durante o semestre letivo.

Etapa 1

Aula-tema: engrenagens e sistemas de engrenagens

Essa atividade é importante para aprender a desenvolver os cálculos necessários para

a construção de um sistema moto-redutor.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passos

Passo 1

Definir quais serão os dados que a equipe irá utilizar para calcular todo o projeto da máquina. Somar os últimos algarismos dos RA´s dos integrantes do grupo e identificar o RPM do misturador na tabela abaixo:

Final Somatória Valor RPM

1 e 2 46 16 rpm

3 e 4 29 19 rpm

5 e 6 80 22 rpm

7 e 8 36 24 rpm

9 e 0 99 28 rpm

Valores Usados Σ = 290 28 rpm

Passo 2

Pesquisar em sites de fabricantes de motorredutores os tipos disponíveis para mercado.

Escolher 5 tipos e listar as suas características, lembrando que estaremos trabalhando na indústria alimentícia.

Sites sugeridos para pesquisa

• Bonfigliolo redutores do Brasil. Disponível em:

<https://docs.google.com/open?id=0B0bJi2VvtH7aamd5U2hIOFJwMHM. >. Acesso

em: 14 abr. 2012.

• WEG. Disponível em:

<https://docs.google.com/open?id=0B0bJi2VvtH7aZjNQWlc2bC1Gekk>. Acesso em:

14 abr. 2012.

• Siemens. Disponível em:

<https://docs.google.com/open?id=0B0bJi2VvtH7aRE1QTDhoNGJxYlE>. Acesso em:

14 abr. 2012.

Bibliografia complementar

• NIEMANN, Gustav. Elementos de máquinas. 1ª ed. São Paulo: Blucher, 2009.

VERTIMAX (redutores e motorredutores de eixos paralelos) – São de estilo compacto e de construção sólida e estão disponíveis com reduções duplas, triplas, quíntuplas e sêxtuplas. Nas execuções com eixo oco são montados diretamente no eixo movido oferecendo certas vantagens com; fácil instalação e remoção devido não ser necessário base e fundação para o redutores, e permitem versatilidade de montagem podendo ser montados na vertical ou na horizontal, eixo para cima ou para baixo. Podem também ser fornecidos com flange de fixação, pés de fixação e eixo integral. A lubrificação do redutor é por imersão em banho de óleo. Motor elétrico é de construção compacta, com refrigeração, através de ventilador, e acoplada à carcaça do redutor por intermédio de flange e ajuste preciso; o flange do motor é a parede divisória entre o motor e os pares de engrenagens.

COAXIAL (redutores e motorredutores de eixos concêntricos)– São de estilo compacto e de construção sólida e estão disponíveis com reduções duplas, triplas, quádruplas, quíntuplas e sêxtuplas; a lubrificação é por imersão em banho de óleo e são fabricadas com engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais. Os pares de engrenagens de redução são em carcaças de ferro fundido com parede interna que serve de reforço e ao mesmo tempo de mancal. São fornecidos com flange compacta ou lanterna tipo “FF”, conforme norma ABNT 5432 e IEC 72 parte 1 com ou sem motor acoplado; ou podem ser fornecidos com motores acoplados diretamente na carcaça do redutor.

CONIMAX (redutores e motorredutores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com